A maioria dos meteoritos atinge a superfície terrestre na forma de pó ou de partículas muito pequenas após cruzarem a atmosfera. É por isso que normalmente não os observamos. Porém, embora custe acreditar, aproximadamente 17 mil meteoritos caem anualmente na Terra.
Qual é a chance de um meteoro cair na Terra em 2024?
3 de Outubro de 2024: 2007 FT3
Segundo algumas estimativas, em outubro de 2024, há uma chance de 1 em 11 milhões deste asteroide colidir com a Terra. No entanto, especialistas da NASA afirmam que não há motivo para preocupação.
Alguns asteroides vão passar pela Terra nos próximos dias, começando por 2024 JF, que se aproxima do nosso planeta na segunda (6). Não há riscos de colisão. Algumas rochas espaciais vão passar perto da Terra nesta semana, sem riscos de colisão.
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
Espera-se que Apophis se aproxime da Terra em 2029, 2036 e 2068, e observações de radar e análise de órbita mostraram que não atingirá nosso planeta em nenhum desses casos.
Na sexta-feira, 13 de abril de 2029, o Apófis irá passar pela Terra entre as órbitas de satélite de comunicação geosíncronos. Depois desta passagem ele irá retornar para outra passagem próxima à Terra em 2036.
Publicado em 19/08/2024 - 15:18 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília. A primeira superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira.
'Cometa do Diabo' será visível da Terra no Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril. O “Cometa do Diabo”, cuja nomenclatura oficial é 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril.
O astro passeia pelo espaço, em volta do sol, e já pode ser visto desde o último sábado (20). O astrônomo do Observatório Nacional, Filipe Monteiro, explica como fazer para ver o cometa no céu. "Para quem desejar observar o cometa, deverá olhar para o horizonte oeste, ou seja, na mesma direção do pôr do Sol.
De acordo com estudo publicado no Future Business Tech, o mundo em 2050 verá o surgimento de cidades inteligentes e hiperconectadas, robôs com características cada vez mais próximas dos humanos, aplicação de interfaces e chips no corpo humano, óculos de realidade virtual substituindo os celulares, além da chegada do ...
É provável que nosso mundo superaquecido ultrapasse um marco de temperatura importante pela primeira vez nos próximos anos, preveem os cientistas. Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027.
O planeta Terra pode entrar em uma pequena Era Glacial a partir de 2030, segundo cientistas do Reino Unido. Atualmente, os astrônomos conseguem prever os ciclos do Sol com uma precisão muito maior do que era possível algumas décadas atrás.
É verdade que o cometa do Diabo vai cair na Terra?
Pela primeira vez encontrado em 1812, o “Cometa do Diabo” vai chegar no ponto mais perto da Terra em 2024. Os descobridores oficiais do meteoro foram os cientistas Jean-Louis Pons e William Robert Brooks. Corpos celestes como esses são formados por gelo, poeira e pequenas pedras, cercados por uma nuvem de gases.
Um grupo de paleontólogos revelou, em 11 de abril de 2024, a descoberta de um novo dinossauro, mais precisamente um titanossauro. Trata-se do Titanomachya gimenezi, como chamaram o espécime, que viveu na Patagônia argentina no final do período Cretáceo (entre 145 milhões a 66 milhões de anos).
O Cometa do Diabo demora cerca de 71,3 anos para fazer o trajeto. Descoberto em 1812, o astro tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Everest) e é descrito como um “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás — que formam uma cauda em formato de chifre, origem do apelido do cometa.
"É o mês do diabo porque a carta do 'Diabo' aparece por todo o mês de junho. É o mês do diabo, o mês de todas as coisas diabólicas", afirmou em um vídeo postado no TikTok.
Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que uma bola de fogo iluminou o céu de diversas cidades do Piauí por volta das 0h10 deste sábado (13.jul.2024).
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
O nome da rocha espacial vem de uma serpente na mitologia egípcia. A figura era uma representação do mal e do caos, e a escolha não é coincidência: durante a aproximação, o Apophis vai ficar a apenas 32 mil quilômetros da superfície da Terra, distância menor que aquela dos satélites em órbitas geoestacionárias.
Após 2036, com as consequências de uma terrível guerra no Oriente Médio e em parte da Ásia, graves mudanças acontecem naTerra, causadas, também, pelos cataclismos e alterações climáticas nas regiões polares e no Hemisfério Norte. Mais da metade da população mundial sucumbe a esses eventos.