A publicidade promove e incentiva a diferenciação pela inovação, sendo fator preponderante para a contínua melhoria de produtos e serviços, para a expansão das empresas, para a geração de riqueza na economia e de benefícios aos consumidores.
A publicidade pode ser vista como um dos ramos profissionais que mais reúne talentos e valoriza a criatividade. Por ser comunicação, ela propaga tanto um produto como uma ideia. Pode ser didática, educativa, influenciadora e estímulo para hábitos nem sempre positivos.
Quais são os riscos da publicidade para a sociedade?
Boa parte dos anúncios publicitários estimula a competição, o individualismo, o preconceito e a adulação como forma de conseguir o produto anunciado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende o fim da publicidade de alimentos não saudáveis para as crianças devido à sua correlação com a obesidade infantil.
Por meio da publicidade, a população tem acesso a informações de utilidade pública sobre os mais variados assuntos como saúde (campanhas de vacinação), educação (campanhas de matrícula), bem-estar etc. Mesmo a propaganda comercial pode ser canal para divulgar e consolidar bandeiras importantes para a sociedade.
Quais são as consequências da publicidade infantil?
E as consequências desse comportamento podem ser gravíssimas, sendo: estímulo a violência, estresse familiar, distorção de valores, consumismo, ansiedade, distúrbios alimentares, obesidade infantil, dentre outros.
A propaganda pode influenciar de forma diferenciada, sendo fundamental na decisão de compra do consumidor, utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de compra, por influencia de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre outras.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8.069/1990, garante proteção às crianças e adolescentes contra qualquer forma de exploração. Afinal, se tratam de pessoas psicologicamente vulneráveis e, por esse motivo, necessitam de proteção especial.
Qualquer pessoa hoje, independente da sua classe social ou idade, é estimulada por propagandas a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermédio de diversas repetições e artifícios visuais, criando um desejo de consumo.
O objetivo é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto é essencial naquele momento. Para que seja eficiente, a Publicidade precisa estar alinhada às demandas do mercado e do público-alvo e, por isso, deve ser direcionada por um planejamento estratégico.
A Publicidade e Propaganda desempenha um papel fundamental nas empresas, proporcionando-lhes visibilidade, alcance e influência sobre o público-alvo. Além disso, suas estratégias de comunicação impulsionam vendas, melhoram a reputação da marca de uma empresa e muito mais.
A percepção de valor da marca é um fator chave na decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro. Ela é a imagem que o cliente tem da marca e sua importância é fundamental na jornada de compras.
No Brasil, a publicidade infantil é proibida desde 1990, por meio do código de defesa do consumidor. A legislação considera abusiva e ilegal a prática de direcionar qualquer ação ou comunicação mercadológica dirigida a crianças com o objetivo de divulgar e estimular o consumo de produtos, marcas ou serviços.
O artigo 37 proíbe expressamente a publicidade enganosa ou abusiva. Enganosa é qualquer modalidade de informação de caráter publicitário que seja falsa, ainda que parcialmente, ou omissa a ponto de induzir o consumidor em erro sobre o produto ou serviço.
É considerada publicidade enganosa aquela que presta informações falsas ou omite dados e, com isso, pode induzir o consumidor ao erro. Um anúncio que fala sobre características que, na verdade, não existem no produto se encaixa nestes casos.
Quais são os benefícios da publicidade? Através dela, as empresas podem aumentar sua visibilidade, atrair mais clientes e fortalecer sua imagem no mercado. A publicidade também é uma forma eficaz de se destacar da concorrência e gerar mais interesse pelo produto ou serviço oferecido.
Propagandas comerciais, anúncios em revistas, panfletos, outdoors e até mesmo aquele anúncio no meio de um vídeo do YouTube são exemplos de publicidade. Porém, o conceito de publicidade é um pouco mais amplo e envolve também uma área do conhecimento humano ligado à Comunicação Social.
A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. Pode ser qualificada como uma "propaganda comercial". É a divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo, em vista, induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável.
Em um primeiro momento, pode-se afirmar que a publicidade é uma forma de manipulação que utiliza estratégias psicológicas para persuadir as pessoas a tomar ações específicas. Muitas campanhas publicitárias, por exemplo, utilizam gatilhos emocionais como medo, felicidade, tristeza e humor para atingir seu público-alvo.
A publicidade permite transformar a mensagem levada ao público, identificar as falhas entre como a marca deve ser vista e como é percebida e, finalmente, entender o que deve ser feito para levar o conceito desejado da forma mais correta ao público.
Ao expor constantemente os jovens a imagens idealizadas de corpos, estilos de vida e produtos, as propagandas podem criar uma pressão para se adequarem a esses padrões inatingíveis. Além disso, as propagandas podem influenciar os jovens a adotarem padrões de consumo excessivo, criando uma mentalidade de “ter é ser”.
Registros indicam que os primeiros anúncios com fins comerciais foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650. Naquela época, havia cerca de seis anúncios, em média, em jornais diários de Londres. Cem anos depois, em 1750, era comum encontrar mais de 50 anúncios por edição.