ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.
Manter uma postura atenta e solícita, estando disponível para ouvir, ajudar, sem julgamentos; Olhar atento ao ambiente, condições de limpeza, iluminação e organização dos espaços; Orientar a família e o usuário sobre a conduta a ser realizada, explicando os procedimentos que serão necessários.
Quais são os três principais fatores que a visita domiciliar possibilita?
propiciar ao indivíduo e à família uma participação ativa em seu processo saúde-doença; estimular a autonomia do indivíduo e da família na prática do autocuidado em seu domicílio.
Faz parte do planejamento da VD fazer uma breve revisão dos prontuários individuais e familiares a fim de levantar informações da família, assim como discutir o caso com os de- mais membros da equipe.
visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.
Atenção Domiciliar no SUS (Parte 1) - Profa. Juliana Mello
Quais são as etapas da visita domiciliar?
ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.
A seguir, serão apresentadas definições das quatro modalidades da atenção domiciliar à saúde: atenção domiciliar, atendimento domiciliar, internação domiciliar e visita domiciliar.
A Visita Domiciliar é metodologia de trabalho de caráter educacional, assistencial e exploratório, realizada por profissionais que vão ao domicílio do paciente, usuário ou beneficiário de um serviço.
As visitas domiciliares podem ser realizadas por equipe multidisciplinar como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e outros.
O que o assistente social olha na visita domiciliar?
Neste sentido, cabe a assistentes sociais observarem as possibilidades de realização de visitas domiciliares e se atentarem para possíveis contradições entre os objetivos da requisição/decisão e dos pressupostos ético-profissionais.
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).
Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.
Quais são as perguntas feitas em uma visita domiciliar?
*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros. ⇒ No momento da VD o ACS deve sempre se portar de forma cortês, estar uniformizado; desejar um BOM DIA!
O que o ACS deve observar em uma visita domiciliar?
O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.
167), a “Visita Domiciliar é uma prática profissional investigativa ou de atendimento, efetuada por profissionais junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar, os quais desenvolvem as técnicas de observação, de entrevista e de relato oral”.
A avaliação da visita domiciliar em programas de visitação está pautada majoritariamente em três elementos essenciais - dosagem, conteúdo e relacionamento. A dosagem consiste na frequência de visitas, duração do programa e do tempo médio de cada visita domiciliar.
Para fazer um relatório de uma visita a uma empresa você precisa iniciar com as informações do cliente, acima de tudo, com endereço e nome. Continue com informações sobre a visita, como o objetivo e o que será realizado. Depois disso, finalize com a descrição das ações que foram realizadas.
O tempo médio de duração da visita domiciliar são de 45 minutos, pois ela está or- ganizada em 03 momentos: acolhida, desenvolvimento e encerramento. Não devemos esquecer que todas as visitas domiciliares precisam ser registradas no Sistema e-PCF pelo supervisor(a) ou visitador(a) do programa.
A família deve estar informada e ter o telefone de contato, bem como nos casos de óbito. A equipe deve orientar a família sobre como proceder nos casos de urgência e emergência. Excelente! Você concluiu a unidade Como acolher a solicitação e orga- nizar uma visita domiciliar com a família.
O visitador é o profissional responsável por planejar e realizar a visita domiciliar as famí- lias do Programa Criança Feliz, com apoio e acompanhamento do supervisor.
Os cuidados durante a pandemia é de extrema relevância, principalmente se tratando de idosos ou pessoas enfermas. Mantenha a higienização de todos os equipamentos, como andador, cadeira de rodas, barras de segurança, e demais itens, assim como o distanciamento social.
Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.
O programa de atenção domiciliar pode ocorrer em quatro modalidades: cuidador, assistência de enfermagem sem internação domiciliar, oxigenoterapia e internação domiciliar (home care).