Lista de alimentos alcalinosFrutas como abacate, uva, melancia, melão, maçã e também abacaxi, laranja e limão (apesar do grau de acidez), bem como todos os sumos de fruta em geral.
Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.
Já alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.
O limão possui um alto nível de hesperidina, o consumo regular dessa substância fortalece as paredes dos capilares — que são vasos sanguíneos de diâmetro reduzido. Além disso, faz com que as artérias tenham mais elasticidade, assim evitando a coagulação sanguínea.
“O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.
"Alguns dos alimentos que podem ajudar a manter o pH do corpo em equilíbrio são: verduras folhosas, como espinafre, couve, alface, rúcula, agrião e outras, que são ricas em minerais alcalinos, como cálcio, magnésio e potássio; brócolis, couve-flor, repolho e outros vegetais crucíferos, pois são ricos em nutrientes ...
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
Limão, morango, laranja, toranja e amora são algumas das frutas destacadas como as mais saudáveis. O consumo de frutas diariamente oferece benefícios para a saúde por serem alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Sucos de maçã, pera, melão, melancia e uva são mais alcalinos e muito benéficos à saúde — exemplifica. As frutas cítricas, importantes fontes de vitamina C, estão entre as mais ácidas, mas podem ocasionalmente ser substituídas por outras ricas no mesmo elemento.
Para saber se os níveis de pH estão em equilíbrio, existem alguns exames que são solicitados em situações específicas. “O mais comum deles é a gasometria arterial.
Dieta Balanceada: Consuma uma variedade de frutas, vegetais, nozes e sementes para aumentar a alcalinidade no corpo. Hidratação Adequada: Beba água alcalina e evite bebidas açucaradas e altamente ácidas. Reduza Alimentos Ácidos: Limite o consumo de alimentos processados, carnes vermelhas e produtos lácteos.
A dieta alcalina é basicamente vegetariana. Ou seja, composta por legumes e folhas verde-escuras, como couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho, alho, cebola e agrião. Contudo, é indicado utilizar algumas proteínas ligeiramente ácidas para equilibrar o pH, tais como carnes brancas e ovos.
Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
Para fazer água alcalina em casa você só precisa de uma garrafa de vidro higienizada contendo água filtrada e, surpreenda-se, a luz do Sol. Então basta deixar a garrafa semiaberta algumas horas exposta ao Sol que o efeito resultante pode elevar o ph da água.
As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.
A água alcalina atua como antioxidante, retardando o processo do envelhecimento e ao mesmo tempo protegendo o corpo do ataque dos radicais livres que causam doenças. Um sangue alcalino é menos propenso para o aparecimento de doenças.
O que acontece quando o sangue está muito alcalino?
A pessoa pode ter irritabilidade, contrações musculares, cãibras musculares ou até mesmo espasmos musculares. O sangue é examinado para diagnosticar a alcalose. A alcalose metabólica é tratada pela substituição de água e sais minerais como sódio e potássio (eletrólitos) e correção da causa.
Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.
Algumas verduras e legumes, como o tomate, o alho e a cebola, podem piorar a acidez, mas foi demonstrado que algumas outras, como brócolis, pepino e espinafre, até neutralizam diretamente a acidez2,5_7. Também foi sugerido que o mamão ou o suco de mamão ajudam a reduzir os sintomas de acidez.
Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, cebola, cúrcuma, uvas e alimentos ricos em ômega-3 afinam o sangue e contribuem para melhorar a circulação. Já para quem tem hipertensão, alimentos ricos em potássio são ótimos, como abacate, banana, frutas vermelhas e farelo de trigo.
O aumento de glóbulos vermelhos (eritrocitose) pode provocar o espessamento do sangue (aumento da viscosidade do sangue) e, assim, causar dor de cabeça e tez avermelhada ou enrubescida (pletora). O aumento de proteínas do sistema imunológico também pode causar espessamento do sangue (aumento da viscosidade do sangue).
A lista inclui itens ricos em ferro, como a beterraba e o feijão, além de alimentos com vitamina C, como laranja e limão. Neste caso, vale lembrar que a presença da vitamina é para melhorar a absorção do ferro pelo organismo.