Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular. A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.
Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor. Estes são medicamentos indicados para tratar dores graves.
Por que a injeção de BENZETACIL dói tanto? | Perguntas para a farmacêutica | Flavonoide #1
Quais injeção mais dói?
Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular. A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.
O Benzetacil pode causar dor e desconforto quando é aplicada, porque o seu conteúdo é viscoso, podendo deixar a região dolorida durante cerca de 1 semana.
Por que o benzetacil dói? Primeiro, porque a via de administração é a intramuscular, “a agulha precisa atravessar o músculo, logo tem um tamanho considerável”, comenta a acadêmica. Outro fator é a densidade da solução, além do acúmulo de cristais no frasco da injeção.
Na verdade, o desconforto causado por todas as injeções, inclusive vacinas, vem da diferença entre sua composição e o tipo de substância a que o organismo está habituado. “O corpo tem um pH (medida do nível de acidez) que varia entre 7,2 e 7,4 (índice levemente básico).
Por que ocorre dor e forma-se caroço no local da injeção? Esta ocorre porque a pele e tecido subcutâneo são ricamente inervados e os receptores da dor são estimulados pela agulha, quando penetra e disseca o tecido conectivo.
O Manual de Vigilância Epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação recomenda compressa fria no local, nas primeiras 24-28 horas após a aplicação (nos casos de dor e reações locais intensas) para fazer vasoconstrição e assim reduzir o processo inflamatório local e consequentemente a dor local.
A intramuscular é a mais profunda, pois a agulha precisa chegar até o músculo da pessoa, normalmente no ombro ou nos glúteos. Por isso ela é a mais dolorosa das injeções.
A própria aplicação intramuscular pode causar dor por lesão local do músculo e o hormônio que fica ali sendo absorvido aos poucos podem causar dor por mais tempo.
A penicilina G benzatina resulta da combinação de duas moléculas da penicilina com uma da NN´ dibenziletilenodiamina (benzatina). A benzilpenicilina (penicilina G) exerce ação bactericida durante o estágio de multiplicação ativa dos microrganismos sensíveis.
A produção do medicamento Benzetacil, antibiótico usado para tratar sífilis e outras infecções causadas por germes, foi suspensa temporariamente no País. Responsável pela fabricação do produto, a Eurofarma informou, em nota, que a interrupção ocorreu para "implantação de melhorias", sem dar detalhes.
Tomar Benzetacil pode causar dor no local da aplicação. Para aliviar essa dor, aplicar uma compressa fria no local pode ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a sensação de dor. Evite aplicar gelo diretamente na pele e use uma toalha fina como barreira.
Não há relatos de superdose com Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina). Normalmente, as penicilinas apresentam toxicidade direta mínima para o homem. No entanto, a natureza viscosa da suspensão de Benzetacil® pode causar quaisquer das alterações neurovasculares descritas no item 8.
Interações medicamentosas. Os pacientes que usam anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR. Outros fármacos cuja associação com o benzetacil deve ser evitada são: Tatraciclina.
A Benzetacil normalmente dói porque o medicamento é aplicado no músculo e apresenta uma consistência viscosa, sendo absorvido lentamente pelo organismo.
É importante evitar o consumo de álcool durante o tratamento com antibióticos, pois o álcool pode interferir na eficácia do medicamento e aumentar o risco de efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, tonturas e dores de cabeça.
Tem que ficar de repouso depois de tomar benzetacil?
Ou posso trabalhar normalmente? Para avaliar sobre restrição de trabalho precisamos saber a profissão. De maneira geral não há repouso após a Benzetacil exceto para prática de exercícios físicos.
Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível). Profilaxia da glomerulonefrite aguda (doença renal) e doença reumática.