A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará a sua acuidade visual. A tabela é marcada por dois números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente.
Quais são as letras que aparecem no exame de vista?
Veja como funciona:
Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho.
Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.
As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).
Tape um dos olhos e leia as letras. Seu amigo ficará responsável por anotar a última linha lida corretamente. O outro olho deve ser testado do mesmo modo.Se a pessoa conseguiu ler até a oitava linha sem erros, a visão está em boas condições, caso não passe da quarta linha, é bom consultar o oftalmologista.
Inclusive, a acuidade visual de 20/400 é considerada como cegueira. Caso o outro olho tenha visão normal, o paciente pode ser considerado com a condição de visão monocular, que é quando apenas um olho é afetado com a cegueira. Em casos como estes, os médicos podem utilizar determinado CID para baixa acuidade visual.
20/70 a 20/160: baixa visão moderada. 20/200 a 20/400: baixa visão grave. 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda. Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira.
Caso este grau foi detectado em exame médico com cicloplegia ( dilatação) mesmo pequeno o grau (-0,75 de miopia) é necessário para você ver de longe bem. Pois para ver de perto não fará falta. O fato de não usar o óculos não vai prejudicar seus olhos, mas pode dificultar de ver a vida longe de seus olhos.
Quais as letras usadas no exame de vista do Detran?
Acuidade visual para longe medida através da tabela de Snellen, representa a capacidade de ler letras, números ou símbolos a uma certa distância. Pode ser com ou sem óculos. Categorias do tipo C, D e E têm uma exigência maior.
O que reprova no exame de vista do Detran? A baixa capacidade de identificar cores, visualizar figuras a distâncias que simulam a realidade e a falha na visão periférica.
O sinal de positivo significa a presença de hipermetropia. Em contrapartida, o sinal negativo indica a miopia. No caso, o sinal vai aparecer ao lado do número do grau, como -2,00 ou +2,50, por exemplo, na linha de cada olho – direito (OD) e esquerdo (OE).
Na receita dos óculos, depois da identificação do paciente, temos algumas siglas que devemos entender: OD significa OLHO DIREITO, e OE significa OLHO ESQUERDO. Depois, encontramos 2 linhas iniciais, uma com o grau para LONGE, e logo embaixo o grau para PERTO.
Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.
§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...
Este exame determinará se você tem visão boa ou não. Curiosidade: Mas o que é 20/20? 20/20 é a nomenclatura que nós, oftalmologistas, usamos para dizer que a visão está normal para longe!
Por isso, oftalmologistas indicam o uso de óculos para corrigir 0.50 de astigmatismo, principalmente para ver televisão e trabalhar no computador, smartphone ou tablet. Caso a pessoa com 0.50 de astigmatismo não sinta desconforto visual no dia a dia, não é preciso usar óculos, pois isso não causa o aumento do grau.
Na medicina, uma pessoa é considerada cega se corresponde a um dos critérios seguintes: a visão corrigida do melhor dos seus olhos é de 20/200 ou menos, isto é, se ela pode ver a 20 pés (6 metros) o que uma pessoa de visão normal pode ver a 200 pés (60 metros), ou se o diâmetro mais largo do seu campo visual subentende ...
Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.
Qual o grau de visão para ser considerado deficiente?
É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art.
Por causa da curvatura da Terra, nosso olho é capaz de enxergar, no máximo, até 5 km de distância. Mas isso, claro, depende de diversos fatores, como saúde ocular, luminosidade, obstáculos visuais etc.