Hábito de evitar se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado; Costume de perder objetos necessários às tarefas; Ser facilmente distraído por estímulos externos; Ser esquecido em relação às atividades cotidianas.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade de concentração, especialmente em atividades que requerem esforço intelectual prolongado. É comum o paciente responder perguntas antes de elas serem concluídas, evidenciando a inquietude. Esquecimento também é frequente, dando a impressão da criança estar sempre distraída.
Com frequência não seguem instruções e não concluem tarefas. Têm com frequência dificuldades para organizar tarefas e atividades. Com frequência evitam, não gostam de ou relutam em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Perdem coisas com frequência.
O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.
Supõe-se que ela possa estar subjacente a dificuldades na regulação das reações fisiológicas que sucedem as emoções – pacientes com TDAH sentem-se intensamente sobrecarregados pelas emoções, tem menor capacidade de regular e controlá-las, além de uma maior tendência à ruminação e à resignação.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH é a dificuldade na regulação emocional. Pessoas com o transtorno geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância.
Aditivos artificiais. Algumas crianças com TDAH podem se beneficiar com a remoção de aditivos artificiais de suas dietas. Inclusive há recomendação científica que as crianças evitem esses aditivos, principalmente corantes alimentares, porque eles podem piorar os sintomas de TDAH.
Pensamento acelerado; Fácil distração; Agitação ou aumento da energia para realizar atividades; Realizar facilmente atividades que exigiriam maior cautela, como compras desenfreadas, investimentos financeiros arriscados e aumento do apetite sexual.
Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.
Não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido. Ter dificuldade de manter atenção em tarefas ou atividades lúdicas. Parecer não escutar quando alguém lhe dirige a palavra. Não seguir instruções até o fim e não conseguir terminar tarefas.
👀 Uma das características do TDAH é a dificuldade em manter a atenção e o controle impulsivo. O contato visual é uma habilidade social importante que envolve o olhar direto nos olhos de outra pessoa durante a comunicação.
A puberdade, por exemplo, agrava os sintomas, e a vontade de ser independente, típica da adolescência, funciona como um gatilho para a impulsividade. É mais comum que adolescentes com o transtorno se envolvam com álcool, drogas, sexo compulsivo e brigas. Esses pacientes também possuem um atraso na maturidade emocional.
Para muitas pessoas com TDAH, a busca por estímulos é constante. Isso pode se manifestar também nos relacionamentos amorosos, onde a paixão traz uma dose extra de emoção e excitação. O TDAH acaba levando em uma maior intensidade nas emoções e sentimentos, tornando a paixão uma experiência ainda mais avassaladora.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
Pessoas com TDAH tendem a se concentrar melhor em ambientes mais silenciosos e sem estímulos externos. Apesar de parecer contraditório, podem ter um excelente foco em atividades prazerosas ou quando têm grande pressão em realizá-las – o chamado hiperfoco.
Alguém com TDAH pode se sentir profundamente atraído por uma pessoa ou atividade em um momento, mas esse interesse pode mudar rapidamente para algo ou alguém completamente diferente. Isso pode ser desafiador em um relacionamento duradouro, mas com compreensão e diálogo aberto, pode ser administrado construtivamente.
A impulsividade passa a se manifestar como uma dificuldade em esperar ou como impaciência, uma tendência a interromper as pessoas ou responder de forma precipitada. Outros sintomas importantes no TDAH adulto são as dificuldades com funções executivas, como inibição e a memória de trabalho e a desregulação emocional.
A impulsividade do TDAH pode então se manifestar em explosões de raiva. Essas explosões podem ser repentinas e desproporcionais à situação, e frequentemente, seguidas de arrependimento e culpa.
Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!
Pessoas com TDAH podem ter dificuldades em acessar memórias emocionais de maneira clara e consistente. Isso significa que, quando estão longe de alguém, as lembranças associadas a essa pessoa podem não revisitar com tanta frequência ou intensidade.