O primeiro nível diz das necessidades fisiológicas, como o alimento, a água, a respiração, a excreção e o abrigo. São as necessidades básicas para a manutenção da vida.
Entre essas necessidades, encontram-se: alimentação, respiração, descanso, sono, hidratação e atividade sexual — afinal de contas, perpetuar a espécie é também uma necessidade de sobrevivência.
Em resumo, as necessidades básicas são demandas essenciais para a sobrevivência e bem-estar de um indivíduo. Elas englobam aspectos como alimentação, moradia, vestuário, saúde, educação e segurança. Garantir o acesso a essas necessidades é fundamental para promover uma vida digna e saudável para todos.
Pirâmide de Maslow: Hierarquia de Necessidades Humanas || Abraham Maslow
O que é necessário para o ser humano sobreviver?
Sabemos que para viver precisamos basicamente de água, alimento e de oxigênio. Mas será que só isso basta? Vamos conhecer algumas das outras nossas necessidades na aula de hoje. Gravidade, o corpo humano está adaptado para sobreviver na presença de gravidade.
Também entre as necessidades emocionais básicas, estão autonomia e competência. Para irem em busca da realização de conquistas e sonhos, os indivíduos precisam conhecer suas habilidades e competências. Para isso, é fundamental que os caminhos sejam mostrados a eles e que haja motivação para se arriscarem.
Quais são as quatro necessidades básicas de uma pessoa?
No estudo também foi identificado que as quatro primeiras necessidades (as fisiológicas, de segurança, sociais e estima) surgem de uma ausência, por exemplo, a fome vem em consequência da falta de alimento.
O que são necessidades individuais? Necessidades individuais referem-se às demandas específicas de uma pessoa que devem ser satisfeitas para garantir seu bem-estar e felicidade.
As necessidades humanas podem ser consideradas um dos elementos mais importantes para pensarmos o comportamento e desempenho do indivíduo. São forças conscientes ou inconscientes que levam a um determinado comportamento na busca por satisfazer as necessidades.
As necessidades humanas dizem respeito a situações de privação percebida. Elas envolvem necessidade físicas básicas (roupas, comida, abrigo, segurança), necessidades sociais (conexão, pertencimento, afeto) e individuais (conhecimento, auto expressão).
Constituem a base da pirâmide, onde estão as necessidades básicas de todo ser humano, como a fome, a sede, a respiração, a excreção, o abrigo e o sexo, por exemplo.
Mas para a maioria das pessoas que já têm tudo isso, eles estão estão no que chamo das “novas necessidades básicas”: energia (eletricidade e outros tipos), conexão (internet e outros meios de comunicação), vida social (amigos e relacionamentos), e diversão (viagens, entretenimento, etc).
Quais as necessidades básicas que determinam uma boa qualidade de vida?
Envolve o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.
A Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas consiste na necessidade de competência, necessidade de autonomia e necessidade de pertencer (pertencimento ou vínculo). Em relação a essa teoria, Ryan e Deci (2017) evidenciam que cada pessoa tem internamente uma tendência natural ao crescimento e desenvolvimento.
A teoria das Necessidades Humanas Básicas apóia-se e engloba leis gerais como a do equilíbrio (homeostase ou homeodinâmica), da adaptação e do holismo. Os seus conceitos centrais identificados são: Enfermagem, Ser humano, Ambiente, Saúde/Doença, Necessidades Humanas Básicas, Assistir e Cuidar em Enfermagem(4).
São necessidades sociais: amizades, socialização, aceitação em novos grupos, intimidade sexual e outros. As necessidades de status e estima ocorrem depois que as necessidades sociais são supridas. São necessidades de status e estima: autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito dos outros, confiança.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo. Eles dependem de outros seres vivos, que, muitas vezes, são seu alimento. Animais e plantas estão adaptados ao ambiente em que vivem.