Quais as obrigações de uma empresa Lucro Presumido?
Quais são as obrigações acessórias de empresas optantes pelo Lucro Presumido? As empresas optantes pelo Lucro Presumido estão obrigadas ao cumprimento das mesmas declarações acessórias mensais e anuais daquelas optantes pelo Lucro Real, exceto o Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur).Quais são as obrigações fiscais de uma empresa do Lucro Presumido?
Obrigações tributárias principais no nível federal· COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social; · IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica; · CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro da Pessoa Jurídica.
Quais são as obrigações acessórias de Lucro Presumido?
Obrigações acessórias de lucro presumidoSPED Fiscal: Transmissão da Escrituração Fiscal Digital. GIA: Guia de Informação e Apuração do ICMS, para substituição tributária. Outras obrigações: LFE, SISCOSERV, GIA Estadual, ECF, DIRF, RAIS, CAGED, ECD, EFD ICMS/IPI, SEFIP/GFIP.
Quais declarações uma empresa do Lucro Presumido tem que entregar?
Assim, as declarações acessórias do Lucro Presumido são:
- DES;
- DCTF;
- EFD Contribuições;
- SPED Fiscal;
- GIA Estadual;
- GIA — Substituição Tributária;
- LFE;
- Siscoserv.
LUCRO PRESUMIDO: OBRIGAÇÕES E PRAZOS | 09/07, 19h30
Quais os livros exigidos no regime Lucro Presumido?
Livros comerciais e livros fiscais: Livro Diário, Livro Razão, Livro Caixa, Livro de Registro de Duplicatas, Livro Registro de Inventário, Livro Registro de Entradas, entre outros que são exigidos apenas em casos específicos.Quais são as obrigações do Lucro Presumido sem movimento?
No caso das empresas sem movimento, todas as obrigações acessórias comuns a qualquer companhia devem ser entregues, como a DCTF, SPED, escrituração mensais, imposto de renda de pessoa jurídica, entre outros.Como é feita a tributação do lucro presumido?
A pessoa jurídica, seja comercial ou civil o seu objeto, pagará o imposto à alíquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro presumido, apurado de conformidade com o Regulamento. O disposto neste item aplica-se, inclusive, à pessoa jurídica que explore atividade rural.Quais são as obrigações acessórias para 2024?
Obrigações acessórias em 2024
- PGDAS-D (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
- DESTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação);
- DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais);
- SPED Fiscal (Escrituração Fiscal Digital);
Quais atividades se enquadram no lucro presumido?
As atividades permitidas para o Lucro Presumido são:
- Transporte de cargas;
- Transportadores;
- Comércio de produtos;
- Construção civil;
- Atividade rural;
- Serviços hospitalares;
- Profissionais liberais e autônomos (contadores, dentistas, engenheiros, entre outros).
Quais os encargos da folha de pagamento Lucro Presumido?
Para as empresas que optam pelo regime de Lucro Real ou Lucro Presumido, a alíquota previdenciária a ser paga é de 20% sobre o valor total da folha. Neste ponto, é importante analisar se a empresa pode ser desonerada, seja por atividade ou por produção.Como é calculado o INSS no Lucro Presumido?
Lucro Real e Lucro PresumidoAs empresas que utilizam os regimes de Lucro Real ou Lucro Presumido também pagam o INSS Patronal com uma alíquota de 20%, contudo, é acrescido à contribuição os valores de RAT (Risco de Acidentes de Trabalho) ou de FAP (Fator Acidentário de Prevenção).
Como calcular Lucro Presumido em 2024?
Para calcular o IRPJ, aplica-se 8% sobre o faturamento e então, a alíquota de 15% sobre esse resultado, que é o lucro. Confira no cálculo abaixo com um faturamento mensal de R$ 300.000,00. Para calcular o CSLL, aplica-se 12% sobre o faturamento e então, a alíquota de 9% sobre esse resultado, que é o lucro.Qual o benefício do lucro presumido?
Vantagens do Lucro PresumidoA principal vantagem desse regime está no fato dele cobrar os impostos em cima de uma presunção do faturamento e não do lucro real. Portanto, é um regime muito indicado para empresas de pequeno e médio porte que tenham margens de lucros acima da presunção.
Como calcular IR e CSLL lucro presumido?
Pesquise a margem de presunção referente à sua atividade. Multiplique a alíquota pelo faturamento para chegar à base. Multiplique a base por 15% (ou 0,15) para obter o valor referente ao IRPJ. Multiplique a base por 9% (ou 0,09) para obter o valor referente à CSLL.Quais são as declarações do lucro presumido?
Obrigações anuais do Lucro PresumidoEntre as declarações anuais estão: Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Qual a diferença entre ECF e ECd?
A ECD foi instituída para fins fiscais e previdenciários, enquanto a ECF é destinada a obter informações relativas a todas as operações que possam influenciar a composição e o valor devido da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).Quais impostos uma empresa do Lucro Presumido paga?
Referente ao IRPJ e CSLL, as alíquotas referentes são as seguintes:
- IRPJ: 15% sobre a base de cálculo do lucro presumido além de 10% sobre a parcela que exceder a R$ 20.000,00 por mês.
- CSLL: 9% sobre a base de cálculo.
O que pode ser abatido no Lucro Presumido?
A empresa optante pelo lucro presumido: Não tem prejuízo fiscal (cabe apenas para o lucro real), podendo ter apenas prejuízo contábil; recolhe o IRPJ e a CSLL, trimestralmente, com atenção para as aplicações financeiras de renda variável conforme estabelece a IN RFB nº 1.585/2015, art.Como fazer a contabilidade de uma empresa Lucro Presumido?
Como fazer a contabilidade para Lucro Presumido?
- 1 – Entenda a base de cálculo do lucro presumido.
- 2 – Classifique a atividade da empresa.
- 3 – Mantenha os registros das receitas.
- 4 – Calcule os tributos devidos.
- Impostos mensais:
- Impostos trimestrais:
- 5 – INSS sobre a folha de pagamento.
- 6 – Atender às obrigações fiscais.