Em Fonologia: designa-se por sílaba átona, por oposição a sílaba tónica, o/os segmento/s da palavra produzido com menor intensidade e energia. As sílabas átonas alternam com as sílabas tónicas numa palavra. Nos exemplos seguintes, são átonas as sílabas destacadas: <com-pu-ta-dor>, <vi-a-jar>, <quar-to>.
Sílaba tônica e átona se referem a intensidade das sílabas quando são pronunciadas, ou seja, a tonicidade das sílabas ao serem faladas. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
«Os monossílabos podem ser átonos ou tónicos. Átonos são aqueles pronunciados tão fracamente que, na frase, precisam apoiar-se no acento tónico de um vocábulo vizinho, formando, por assim dizer, uma sílaba deste. Por exemplo: Diga-me / o preço / do livro.
d) quanto à intensidade: átonas, quando pronunciadas com menor in- tensidade (/i, e, ', a, n, o, u, ã, e, i, õ, u/) e tônicas, quando pronunciadas com maior intensidade (/i, e, ', a, n, o, u, ã, e, i, õ, u/).
As formas átonas são aquelas que estão junto do verbo, designando-se de pronomes clíticos porque dependem fonologicamente da forma verbal, comportando-se como se fossem uma das suas sílabas (ex.: “Ele entrega-se ao trabalho.”).
Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.
D a palavra “próprias” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo, já “mãos” é um monossílabo tônico que não recebe acento, mas sim sinal gráfico.
O monossílabo átono é pronunciado com pouca intensidade e só tem significado na frase. Alinhado em solo fértil, vivia um grupo de minhocas. O monossílabo tônico é pronunciado com mais intensidade, isto é, com mais força. Tem significado próprio, mesmo fora de frases.
Os monossílabos considerados como átonos não possuem essa autonomia fonética, sendo necessário se apoiarem em sílabas de vocábulos posteriores, fato que faz prevalecer mais o som desta (silabado vocábulo posterior) do que daquela (monossílabo átono).
As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.
Palavras oxítonas possuem a última sílaba tônica. Palavras oxítonas possuem tonicidade na última sílaba. No entanto, somente são acentuadas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”, “éis”, “éu(s)”, “ói(s)”.