Quais são as possíveis complicações após o procedimento de colocação dos fios de sustentação?
Segundo vários autores, a colocação dos fios podem ser considerados procedimentos simples e eficazes, mas passíveis de complicações que precisam ser reconhecidas. As menores incluem assimetria facial, equimose, eritema, hematoma, edema e escurecimento da pele (PAUL, 2008;TAVARES et al., 2017).
Muitas vezes, ao longo dos dois primeiros meses após a implantação do fio podem surgir pequenos nódulos ou irregularidades na pele. O importante é seguir a conduta do profissional que avaliou. A princípio não vale a pena retirar o fio, mas sim aguardar o nódulo desaparecer.
Quais são os efeitos colaterais do fio de sustentação?
Coceira e formigamento. Embora não sejam tão frequentes, a coceira e o formigamento são sintomas que algumas pessoas podem experimentar após a colocação dos fios de sustentação corporal. Essas sensações geralmente ocorrem devido à resposta do sistema imunológico à presença dos fios no corpo e tendem a ser temporárias.
Quais os perigos dos fios de sustentação no rosto?
Além do inchaço, podem aparecer pequenos hematomas no local da aplicação, que desaparecerão com o tempo. Informe imediatamente o seu médico caso a dor piore horas ou dias após o tratamento.
Quais as possíveis intercorrências do fio de sustentação?
As queixas mais frequentes são hematomas, inchaço, assimetrias faciais, ondulações na pele e, em alguns casos, infecção (Cobo, 2020). Como o procedimento de aplicação de fios é pouco invasivo, daí a pouca ocorrência de intercorrências, as quais podem ser imediatas (de curto prazo) ou tardias (Lopandina, 2017).
Quais possíveis intercorrências com Fios de Sustentação seu paciente pode ter após aplicação?
Quais complicações são mais comuns após aplicação de fios de PDO?
Hematoma, edema, infecção, assimetrias, extrusão do fio, migração, formação de cicatrizes, lesões de nervos são alguns exemplos de complicações (8). Fio de PDO é procedimento seguro, simples e eficazes, porém são passíveis de complicações que devem ser prontamente reconhecidas e conduzidas de maneira adequada.
Fora as complicações temos as intercorrências que são esperadas como eritemas, hematomas, assimetria inicial, local dolorido, inchaço, que podem facilmente serem resolvidas com analgésicos, gelo e aguardar o tempo do processo inflamatório.
Geralmente, os fios de sustentação são colocados e não são retirados. Pode ficar um pouco dolorido, principalmente na primeira semana. No entanto, é necessário fazer um diagnóstico diferencial entre dor ocasionada pela passagem do fio, hematoma e infecção.
Esses fios são indicados para melhorar os contornos do rosto, como a linha da mandíbula e das bochechas, para elevar as sobrancelhas, tratar a flacidez no pescoço e na papada. São resistentes, têm absorção mais lenta e seus efeitos duram em torno de um ano e meio.
Quais os efeitos colaterais do fio de sustentação?
Muitos fios podem ser aplicados ao mesmo tempo, já que os efeitos colaterais são discretos, ocasionando apenas hematomas e ligeiro desconforto no local aplicado.
Em alguns casos, apenas com o uso do botox já é possível notar a diferença no levantamento dessa região, entretanto, para pacientes que não tem a musculatura firme na região da testa, a indicação é dos fios de sustentação. A durabilidade dos fios de sustentação nessa região também é de 2 anos.
Assim como o PLLA, ele possui pequenas garras que provocam uma tração e o efeito lifting. No entanto, os médicos utilizam cada vez menos essa técnica porque existem riscos em sua aplicação. Um dos principais riscos é a formação de nódulos inflamatórios, chamados de granulomas.
Infecção, fortes dores e uma face deformada são alguns dos relatos de pessoas que colocaram fios de PDO em clínicas e consultórios de procedência duvidosa. Atualmente, além de biomédicos, também podem aplicar os fios de PDO dentistas e farmacêuticos, desde que tenham formação específica para atuar na área.
O pós-operatório dos fios de sustentação é simples e tranquilo, mas requer alguns cuidados especiais. É normal que a pele fique um pouco inchada, vermelha e sensível nos primeiros dias, mas isso tende a melhorar rapidamente.
Qual a diferença de fios de PDO e fios de sustentação?
A principal diferença entre o fio de sustentação PDO e o PLLA são os compostos utilizados. 📌 O PDO faz uso do composto de polidioxanona, indicado para pacientes que necessitam de uma maior estimulação de colágeno.
Apenas para sua informação, anti-inflamatórios poderiam afetar, já que a função dos fios é exatamente provocar uma inflamação "controlada" e criar uma fibrose que irá, mais tarde, induzir a formação local de colágeno.
Quais são os riscos associados ao procedimento de fios de PDO?
Em nosso trabalho, apresentamos complicações como escurecimento de pele, dor local, extrusão do fio, ondulações cutâneas e formação de abcesso, tendo sido necessária a remoção dos fios em todos os casos.
Quanto tempo dura o efeito dos Fios de PDO Espiculados? Como citado anteriormente, os efeitos dos Fios de PDO são gradativos, e chegam ao auge cerca de 3 meses após a aplicação. As estruturas são compatíveis com o organismo humano e se degradam em aproximadamente 8 a 10 meses.