Quais são as principais manifestações culturais dos caiçaras?
As comunidades caiçaras guardam velhas tradições oriundas da colonização portuguesa, como a dança do fandango, as estórias do rei Sebastião; além disso, dança-se a congada, a marujada, a dança das fitas. A dança de São Gonçalo era celebrada ao final das atividades agrícolas.
Quais são as principais manifestações culturais do modo de vida caiçara?
A dança da fita, congada, festa do divino, chiba, dança de São Gonçalo, entre diversas outras, são expressões culturais ainda comumente praticadas. Essas danças e músicas compõem o repertório de músicas caiçaras, o fandango”, explica Setti.
O sistema de cultivo utilizado pelos caiçaras tem marcada influência indígena. Comumente chamada de coivara ou roça de toco, esta técnica itinerante consiste, basicamente, na derrubada e queima da mata para utilizar o terreno para cultivo, seguindo-se um período de pousio, isto é, um "descanso" da terra.
Aprender a pescar, andar de barco e fazer farinha também fazem parte da vida de uma criança caiçara, como ver estrelas e contar histórias à noite. Meninos e meninas caiçaras são muito ativos: ainda arranjam energia para inventar brinquedos e dançar o fandango, uma tradição da sua cultura.
O povo caiçara não está concentrado num único lugar. Os registros históricos nos indicam que esses povos tradicionais habitavam do litoral sul do Rio de Janeiro até o Paraná.
Os caiçaras apresentam uma forma de vida baseada em atividades de agricultura itinerante, da pequena pesca, do extrativismo vegetal e do artesanato. Essa cultura desenvolveu-se principalmente nas áreas costeiras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina.
Seu prato emblemático é o peixe azul-marinho, preparado a base de peixe e banana verde, além de outros de características singulares da cultura caiçara como a paçoca de banana e o bolinho de taioba.
O povo de Tarituba canta e dança seus costumes para festejar o trabalho e o lazer. Segundo DUVIGNAUD (1983), as festas coletivas se insinuam nos interstícios das civilizações no momento em que são abaladas pelas mudanças que alteram a cultura estabelecida.
Catar fruta no pé, nadar no rio, fazer farinha e dançar fandango são atividades que divertem as crianças caiçaras (que moram perto do mar em famílias que geralmente vivem da pesca).
Se você costuma viajar para o litoral de São Paulo certamente já ouviu falar nos caiçaras. É como nos referimos aos habitantes das praias, principalmente do Sul e Sudeste. Uma população formada pela miscigenação de indígenas, negros e brancos, provocada pela colonização.
Caiçara é a denominação dada à população tradicional dos litorais de São Paulo e do Paraná e das regiōes de Paraty e Angra dos Reis, formada pela miscigenação entre indígenas, portugueses e escravos africanos.
Historicamente, as comunidades caiçaras lutaram e ainda lutam por subsistência, a partir da pesca e plantio em roças, com conhecimento dos solos e da vegetação litorânea. É um modo de vida peculiar em sua interação com o tempo e o trabalho.
Fazendo parte das culturas litorâneas brasileiras, os caiçaras representam um forte elo entre o homem e seus recursos naturais, gerando um raro exemplo de comunidade harmônica com o seu ambiente.
Queremos educação para viver aqui, mas viver melhor”, afirma. De acordo com o Conselho Tutelar de Paraty, além do Pouso da Cajaíba, adolescentes estão fora da escola em mais seis comunidades costeiras, onde o acesso é também feito por meio de barcos.
Os caiçaras apresentam uma forma de vida baseada em atividades de agricultura itinerante, da pequena pesca, do extrativismo vegetal e do artesanato. Essa cultura desenvolveu-se principalmente nas áreas costeiras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e norte de Santa Catarina.
Quais atividades interferem no modo de vida caiçara?
Do mesmo modo, o aumento das restrições ambientais e a criação de unidades de conservação interferiram diretamente no modo de vida caiçara, já que os nativos não mais podiam exercer as atividades de extrativismo, plantio de roça, da pesca e da caça.
A Festa de São Benedito é uma das principais festas caiçaras, realizada em várias comunidades da região. Essas festas incluem danças, cantos, comidas típicas e outras manifestações culturais que atraem turistas e moradores locais.
1 Pessoa muito estúpida, bronca; inútil, sem serventia. 2 Reg ( RJ, SP ) Caipira asselvajado; matuto bronco. 3 Reg ( RJ, SP ) Nativo ou habitante do litoral, em especial pescador, que vive de modo rústico: “O que esses caiçaras liderados por aquele surfista arruaceiro de nome estranho querem é se beneficiar” ( TB2 ) .
Quais são as principais atividades extrativistas praticadas pelos caiçaras?
O extrativismo caiçara se dá, de um lado, no mar, em restingas e estuários e está associado à pesca e à coleta de crustáceos e moluscos, e, de outro lado, na mata. Nesta última, um grande número de espécies de árvores, arbustos, flores, frutos, cipós e frutas é utilizado para uso tanto doméstico quanto comercial.
Devido à mistura de raças Indigenas e Portuguesas o Caiçara adquiriu habitos Indigenas e tambem Portugueses, como; Religião Catolica, dança Indigena, culinaria e dialeto (português diferenciado, sotaque).
Qual o prato típico da culinária caiçara presente na região sudeste?
O mar é a principal fonte de proteína da gastronomia caiçara com peixes como tainha, robalo, bagre e manjuba sendo muito utilizados. Mariscos, camarões e ostras também são comuns, e os frutos do mar são consumidos em caldeiradas, ensopados e moquecas.
BARREADO – Carne desfiada, banana, farinha de mandioca, muito aroma e história. O barreado é a principal marca do Litoral paranaense e já virou uma atração turística, principalmente em Morretes, Antonina e Paranaguá.