4 dicas para não errar o uso da crase
- A crase aparece antes de palavras femininas. (Fonte: Giphy) Essa é a regra mais básica sobre a crase. ...
- Horas e lugares. (Fonte: Giphy) ...
- Locuções adverbiais femininas e “à moda” (Fonte: Giphy) ...
- Uso facultativo. (Fonte: Giphy)
Quais são as principais regras da crase?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido ou pronome demonstrativo (aquela, aquele, aquilo). É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.Como não errar mais a crase?
Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.
Como saber se a crase está errada?
Quando não posso usar a crase?
- Antes de palavras masculinas. ...
- Entre palavras repetidas. ...
- Antes de palavras no plural. ...
- Antes de pronomes demonstrativos (esse, isso, este, esta, essa) ...
- Antes de verbos. ...
- Antes de pronomes pessoais do caso reto e oblíquo. ...
- Antes de um numeral (exceto horas)
Como saber se devo usar crase ou não?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.CRASE: 5 Dicas SIMPLES Sobre Como Usar Crase (CONCURSOS E VESTIBULARES)
Como aprender crase facilmente?
Ocorre crase nos pronomes demonstrativos “aquilo”, “aquela” e “aquele”, sempre que o termo anterior exigir preposição. Exemplo: O que tenho a dizer refere-se àquilo que aconteceu na reunião. Ocorre crase nos pronomes relativos “a qual” e “as quais”, sempre que o termo anterior exigir a preposição “a”.Como saber se tem crase macete?
Para facilitar sua vida, segue um macete: quando a dúvida surgir, substitua a palavra em questão por uma palavra masculina. Se o “a” virar “ao”, há crase.Foi à praia tem crase.?
Amanhã vamos /a/ praia. Na escrita, adicionamos o acento indicador de crase, mas a pronúncia é de apenas um “a”. Amanhã vamos à praia. Na fala, usamos o recurso da crase o tempo todo, e isso não se limita à vogal A, ou seja, fundimos os dois sons vocálicos idênticos em um único som em muitas situações.Onde nunca usar crase?
Os casos em que não usamos crase são os seguintes: antes de palavras masculinas, verbos, pronomes pessoais, pronomes de tratamento, pronomes indefinidos, artigos indefinidos e em expressões com palavras repetidas.Foi à festa tem crase.?
É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.Foi a rua tem crase.?
Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. Ele mora em Curitiba. Estivemos em Vitória.Como não errar na crase?
Se ainda não ficou clara a regra geral de uso da crase, há mais uma dica infalível: substitua a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao”, é sinal de que se deve usar o acento grave. Exemplos: Meus pais foram à festa de final de ano da família.Quando a crase é proibida?
NÃO USAMOS A CRASE:Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Foi às compras tem crase.?
Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”.Como identificar um erro de crase?
Conheça 10 erros cometidos no uso da crase
- 1- Antes de palavras masculinas.
- Uso adequado: Sempre ando a cavalo nas minhas férias.
- 2 – Antes de verbos.
- Uso adequado: Começou a sonhar.
- 3 – Antes de pronomes indefinidos.
- Uso adequado: Precisamos solicitar os documentos a alguém.
- 4 – Antes de pronomes pessoais.
Como usar crase corretamente?
5 dicas simples sobre o uso da crase
- Apenas antes de palavras femininas. ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
- Casos em que a crase é opcional.
Foi a Bahia tem crase.?
Por exemplo: "Vou a Bahia" ou "Vou à Bahia"? Mudando a frase, vemos que dizemos "Sou da Bahia", e não "Sou de Bahia" - ou seja, utilizamos sempre o artigo "a" antes do substantivo "Bahia", portanto, há crase.Como dominar a crase?
Junção do artigo com a preposiçãoQuando pensamos em regras, a principal norma que orienta o uso da crase é a junção entre a preposição e o artigo. Essa união ocorre em algumas frases, como nos casos em que a letra “a” acompanha a palavra feminina junto com o artigo “a” da próxima palavra (a + a = à).
Como saber se a crase está correta?
Quando a crase deve ser usada:- quando se subentender a palavra à moda ou maneira de alguma coisa. - antes de numerais na indicação de horas. Exemplo: "A reunião vai começar às 10h." - diante de pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo quando acompanhados da preposição A.
Quando usamos a crase, exemplos?
Exemplos de crase em locuções conjuntivas
- “Ele se cansava à proporção que caminhava”.
- “À medida que o tempo passa, ficamos mais velhos”.
- “Chegarei às 20h”.
- “Às vezes, chego tão tarde que já vou logo dormir”.
- “Quando chegar à minha casa, ele vai querer um feijão à moda mineira”.