5 faltas: elimina o jogador da partida; 2 faltas técnicas: elimina o atleta; falta muito dura ou briga entre atletas: os envolvidos podem ser expulsos a qualquer momento, falta de propósito para matar um contra-ataque: cobrança de 2 lances livres mais a posse de bola.
São casos de violação: 1. Tocar na bola depois de recolocá-la em jogo de fora da quadra, antes que outro jogador a tenha tocado; 2. Ter qualquer parte do seu corpo sobre, as linhas laterais ou de fundo durante o arremesso; 3. Por bola em jogo, depois de um dos árbitros tê-la concedida a outra equipe; 4.
Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão. Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Basquete: Sinalizações da arbitragem. 16 de Junho.
Quais são os 7 fundamentos do basquete?
Em qualquer modalidade esportiva, é preciso que o jogador domine seu corpo com alguns movimentos do esporte. Os fundamentos técnicos do basquete são: manejo de bola, controle do corpo, drible, arremesso, passe, bandeja, jump e rebote.
Pular no lance livre (Não é recomendado pular no lance livre para não correr o risco de queimar a linha de marcação.) Não secar as mãos (pode escapar a bola das mãos).
Isto acontece porque pelas novas regras o momento em que o jogador agarra a bola, seja ao receber o passe ou a terminar o drible, é o apelidado "passo zero", podendo então na sequência efetuar ainda os habituais dois passos (1 e 2).
É proibido caminhar com ela em mãos por mais de dois passos. Deslocamentos maiores com a bola devem ser feitos quicando-a A cesta é feita quando a bola atravessa o cesto adversário. Cada cesta de campo vale 2 pontos. Quando é feita antes da linha dos 3 pontos, vale, obviamente, 3 pontos.
Se um jogador cometesse uma falta especialmente dura, ela passaria a ser definida como falta flagrante. O jogador não seria necessariamente expulso, mas a equipe prejudicada teria dois lances livres e receberia a posse de bola depois deles.
Quando um jogador comete uma falta em outro que está no ato de um arremesso, quando um time estoura o limite permitido de faltas ou quando um time comete uma falta técnica, o adversário ganha o direito de cobrar um lance livre (arremesso de uma linha demarcada sem contestação do marcador).
Pra você entender de primeira: drible no basquete tem a ver com quicar a bola. É um fundamento técnico com diversas funções, como avançar, proteger a bola, escapar de um marcador ou ajustar o corpo pra um passe ou arremesso.
Corta luz ou bloqueio interno é aquele em que um jogador executa um passe para seu companheiro de equipe e se coloca entre seu companheiro e o adversário, para que o mesmo execute um arremesso à cesta. Salienta-se que este tipo de corta luz ou bloqueio, sempre é realizado nas proximidades da área restritiva (garrafão).
O segundo tipo de infração são as duas saídas. Ela é marcada quando o jogador para de driblar para depois retomar esse movimento. Para evitá-la, o jogador deve passar a bola ou tentar um chute depois de bater bola.
Essa é uma das regras de basquete em que nas competições FIBA é de um jeito, e na NBA de outro. Na liga americana, os jogadores podem cometer até cinco faltas e somente quando fizerem a sexta, estão excluídos permanentemente do jogo. Já na FIBA, quando o atleta faz sua quinta falta, ele já é expulso.
Na movimentação dos jogadores com a bola, é preciso seguir algumas regras. Ao quicar a bola no chão, o jogador deve dar somente um passo por quique, e usar apenas uma das mãos. Também não é permitido quicar a bola, segurá-la e quicar de novo. E segurando a bola, sem quicar, o jogador pode dar até 2 passos.
É quando um jogador consegue pelo menos 10 em dois quesitos diferentes das estatísticas. O mais comum entre jogadores de garrafão é conseguir ao menos 10 pontos e 10 rebotes; entre os armadores, 10 pontos e 10 assistências.
Os números “iguais” não podiam ser registrados separadamente nos computadores. A NBA determinou a troca de um dos números e Woolridge passou a usar a camiseta 6. A partir deste caso passou a ser proibido que um elenco possuísse, simultaneamente, jogadores com os números 0 e 00.
Uma "caneta" (ou, no Brasil: túnel, canetinha, janelinha, rolinho, ovinho, tabaca, em Angola: caguero, em Portugal: cueca, rata, ova) é uma habilidade usada principalmente no Futebol, mas também no hóquei em campo, hóquei no gelo e basquete.
No basquetebol, o Lançamento Livre, ou Arremesso Livre, ocorre quando o jogador sofre falta no ato de arremessar. O árbitro então assinala a infracção e determina a cobrança de lances livres.
No basquete são 5: Point Guard (PG) é o armador; Shooting Guard (SG), ala-armador; Small Forward (SF), Ala; Power Forward (PF), ala pivô e Center (C), o pivô.
Ala-pivô ou extremo-poste é uma das cinco posições no basquete, mais conhecida em português como posição 4 e em inglês como power forward, ou simplesmente PF. Tim Duncan é lembrado como um dos grandes alas-pivôs da NBA. Eles desempenham um papel semelhante ao do pivô (center, em inglês).
Ala-armador ou extremo-base é uma das cinco posições no basquete, mais conhecido em português como posição 2 e em inglês como shooting guard, ou simplesmente SG. O objetivo principal de um ala-armador é marcar pontos para seu time e roubar a bola na defesa.