As Sete Igrejas da Ásia conforme declaradas no Livro do Apocalipse são Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Hoje, todos estes são nomes existentes na Turquia, pois são cidades antigas protegidas pelo Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia.
E as que São João nomeou como as “Sete Igrejas de Ásia Menor” são Éfeso, Esmirna (Izmir), Pérgamo (Bergama), Thyatira (Akhisar), Sardis, Philadelphia (Alasehir) e Laodicea.
No primeiro capítulo, vemos a dedicatória do Texto Profético às Sete Igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. Será, porém, que apenas àqueles agrupamentos históricos as palavras do Último Livro da Bíblia Sagrada se destinam?
O número sete, que aparece 54 vezes no livro do Apocalipse, representa a totalidade e completude na simbologia bíblica, sugerindo que estas mensagens teriam relevância para todas as igrejas através dos tempos.
As sete igrejas descritas em Apocalipse 2-3 são sete igrejas literais no momento em que João, o apóstolo, estava escrevendo Apocalipse. Embora fossem igrejas literais naquele tempo, há também um significado espiritual para as igrejas e os crentes de hoje.
A fidelidade da igreja de Filadélfia é elogiada porque: 1. Permanência na Palavra de Deus: Os membros da igreja de Filadélfia foram consistentes em guardar e viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles não se desviaram da verdade e mantiveram-se comprometidos com a mensagem do Evangelho.
No Novo Testamento, no Livro de Apocalipse, a fé dos crentes de Pérgamo, que "moram onde o trono de Satanás está" é elogiada pelo autor. Muitos estudiosos acreditam que o "assento de Satanás" refere-se ao Altar de Pérgamo, devido à sua semelhança com um trono gigantesco.
Os crentes de Laodiceia não estavam oferecendo refrigério ao cansado nem cura para o doente espiritual. Uma igreja morna e sem vida, provoca náuseas, daí, Jesus dizer que estava a ponto de vomitar aquela igreja de Sua boca. Jesus critica o orgulho espiritual e material da igreja de Laodiceia (v. 17).
Qual é o significado de Esmirna? Especialistas em etimologia apontam que a cidade de Esmirna (ou Izmir, em turco) foi batizada com um termo em grego, Smyrne, que, por sua vez, significa “mirra”, uma resina que produz aroma agradável.
Os 7 espíritos de Deus são citados no livro do Apocalipse, mas também há uma correlação com aqueles citados no livro do profeta Isaías: o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria, o Espírito de entendimento, o Espírito de conselho, o Espírito de poder, o Espírito de conhecimento e o Espírito de temor do Senhor.
Seu templo era considerado uma das grandes maravilhas do mundo antigo. Muitos judeus, habitantes de Éfeso, foram influenciados pelo cristianismo. Timóteo era líder da igreja de Éfeso, fundada por Paulo.
Então, os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar. O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.
Qual foi a igreja que deixou Jesus do lado de fora?
A vida de Cristo se concentra na Igreja. Mas em Laodicéia, a vida da Igreja não se centralizava em Cristo. Ele estava do lado de fora, batendo à porta. Como deixar Cristo de fora da igreja?
Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
RESUMO: O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes.
Em Efésios 2, Satanás é o príncipe das potestades do ar. Em Efésios 6, ele está nos lugares celestiais. Assim, a terceira e atual morada pode ser descrita como o céu atmosférico. Não está no inferno com os demônios, como contam as anedotas!
Pérgamo foi um importante centro intelectual e cultural na região de Mísia (noroeste da Ásia Menor, atual Turquia) que floresceu durante a Dinastia Atálida (281-133 a.C.) durante o período helenístico.
A igreja de Laodiceia, por outro lado, é severamente criticada por sua mornidão espiritual. Jesus repreende a igreja por ser nem fria nem quente, mas morna, o que leva a uma dura advertência de ser vomitada da boca de Cristo.
O que significa a chave de Davi em Apocalipse 3/7?
A chave é o símbolo do poder. O Novo Testamento retoma este oráculo de Isaías em Apocalipse 3,7: "Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi – que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir".