Quais são as três formas básicas de linguagem visual?
Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Formas básicas: Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero.
A FORMA é o oposto da insignificância, é a presença em si. Na Comunicação Visual, em especial, toda FORMA tem contorno e superfície, e é criada sobre algum tipo de suporte.
As formas geométricas básicas, que podem gerar todas as outras mediante variações dos seus componentes, são as três já conhecidas como a Trilogia do Design : o quadrado, o círculo e o triângulo.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
Quais são os elementos básicos da comunicação visual?
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.
Os elementos visuais são constituídos daquilo que vemos: o ponto, • a linha, • a forma, • a direção, • o tom, • a cor, • a textura, • a dimensão, • a escala e • o movimento. Na natureza a “redondeza” e a forma mais comum, sendo que em estado comum, a reta ou o quadrado são raros.
Ou seja, tudo a nossa volta pode ser simplificado a partir de três formas básicas: o círculo, o triângulo e o quadrado. Por isso, um bom exercíco para descobrir como desenhar as coisas é pegarl algum personagem ou objeto e tentar redizi-lo a essas formas básicas.
As formas básicas são figuras geométricas simples que servem como blocos de construção para formas mais complexas. Elas são compostas por pontos, linhas e curvas, e podem ser classificadas em três categorias principais: formas bidimensionais, formas tridimensionais e formas geométricas.
A linguagem visual é um fenômeno de cultura que se estrutura como imagem e se constitui como prática significante, isto é, prática de produção de sentido. A distinção que fazemos entre as diferentes linguagens não tem a intenção de excluir um ou outro modo de pensamento e comunicação.
São eles: ponto, linha, textura, cor e forma. Ponto: O ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. É obtido através do choque do instrumento com o suporte. Existe um movimento artístico que produzia imagens exclusivamente pela combinação de pontos no espaço.