Quais são as três principais práticas de avaliação?
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).
Qual o tipo de avaliação mais utilizado nas escolas?
As avaliações diagnósticas, formativas, comparativas e somativas estão entre as principais modalidade de avaliação escolar. Em alguns casos, esses tipos de avaliação podem lançar mão dos mesmos instrumentos de aplicação, mas é fundamental observar que as intencionalidades de cada um se diferem.
Quais são os tipos de avaliação de acordo com a Bncc?
A avaliação escolar de acordo com a BNCC tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante. Nesse ponto, você pode utilizar a avaliação formativa, considerando os contextos e as condições de aprendizagem dos alunos, fazendo registros como referência para melhorar o desempenho escolar etc.
O que é uma avaliação diagnóstica formativa e somativa?
Enquanto na avaliação formativa os docentes buscam verificar se os estudantes estão indo bem ou precisam de algum auxílio, na avaliação somativa são atribuídas notas que demonstram se a meta de aprendizagem foi alcançada ou não.
Questionários, avaliações bimestrais, avaliações semestrais e avaliação final são exemplos de avaliação somativa desse tipo. O questionário, por exemplo, pode ser feito em uma plataforma de correção automática, como o Quizizz ou o Google Forms, facilitando também o trabalho do professor.
O que é avaliação somativa? A avaliação somativa é a mais aplicada na rotina escolar. Esse instrumento pedagógico serve para avaliar o aprendizado do aluno ao final de um período de ensino, que pode ser bimestral, trimestral, semestral ou anual. Geralmente, a escola define as métricas para as notas e conceitos finais.
Dessa forma, é essencial conhecê-los para aplicar o método ideal para cada etapa educacional. Entre as avaliações principais, destacamos a formativa, somativa, diagnóstica e normativa. É válido ressaltar que, em determinadas situações, essas concepções podem abrir mão de alguns instrumentos avaliativos tradicionais.
No contexto escolar, a avaliação somativa é a mais comum. Trata-se daquele modelo mais tradicional de prova, com questões dissertativas ou de múltipla escolha, que mede o grau de domínio do aluno em relação a determinado conteúdo e resulta em uma nota ou um conceito.
A avaliação formativa pode ser realizada de várias maneiras, incluindo testes, projetos, trabalhos em grupo, discussões em sala de aula. Ou seja, esse tipo de avaliação não é feito com uma “prova”. Logo, justamente por ter esse caráter diferenciado, ela também é conhecida como “avaliação formativa alternativa”.
A atual LDB (Lei n. 9.394/1996) estabeleceu que a avaliação deve ser contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos sempre prevaleçam sobre os quantitativos, priorizando, dessa forma, a qualidade e o processo de aprendizagem. Em outras palavras, expressou claramente que a avaliação deveria ser formativa.
O que é preciso considerar no aluno na avaliação proposta pela LDB?
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a verificação da aprendizagem deve levar em conta, de forma contínua e cumulativa, todo o desempenho do aluno. Ou seja, não é o resultado de uma prova que deve determinar o rendimento do educando, mas, sim, todo o seu trajeto educacional.
Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente. Além disso, utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo.
Quais os tipos de avaliação são utilizados pelo professor?
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.
Conheça 7 tipos de avaliação escolar: somativa, formativa, diagnóstica, socioemocional, comparativa, autoavaliação e por observação do professor. A avaliação escolar é fundamental para averiguar os resultados do processo de ensino-aprendizagem.
Já a avaliação formativa não mede o progresso do aluno em relação a uma referência ou rubrica e suas descobertas não são avaliadas. Em vez disso, concentra-se na coleta de feedback com o objetivo de melhorar a experiência de aprendizado dos alunos.
Em uma avaliação por competência, é fundamental verificar se o funcionário demonstra ter uma comunicação assertiva, clara e carismática. Para isso, verifique se essa pessoa consegue conversar de forma respeitosa e eficaz com seu líder, gestores, colegas e clientes.
Geralmente, o objetivo das avaliações formativas é coletar informações detalhadas que podem ser usadas para melhorar os processos de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que eles são aplicados.
A LDB, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (Art. 24, V-a).
Tendo como referência a temática proposta, é imprescindível a compreensão do termo: “instrumentos de avaliação”, entendido como: recursos utilizados para coleta e análise de dados no processo ensino-aprendizagem, visando promover a aprendizagem dos alunos.
A avaliação qualitativa é a que visa o caminho da aprendizagem, em que o aluno evolui, o que construiu em um determinado tempo, para que o professor possa dar continuidade no seu trabalho alterando, diversificando ou não o seu fazer pedagógico.
Quais os instrumentos utilizados na avaliação somativa?
Os instrumentos mais comuns ao sistema de avaliação somativa são: provas e trabalhos finais; avaliação final resultante da soma dos resultados obtidos durante o ano letivo; uma avaliação híbrida, composta pelas duas formas acima citadas (provas + trabalhos).
Ao contrário da avaliação somativa, a avaliação formativa é aplicada durante o bimestre letivo, e não ao final dele. Também é desvinculada da atribuição de notas, porque sua intenção não é aprovar ou reprovar os alunos, e sim melhorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
No âmbito da alfabetização, a avaliação diagnóstica (formativa) constitui instrumento essencial para os processos de ensino e aprendizagem da palavra escrita, uma vez que é o diagnóstico que permite identificar os estágios de aprendizagem dos alunos em leitura e em escrita, visando à delimitação das intervenções mais ...