Quais são as vacinas subcutâneas?
Vacinas pela via subcutânea (SC)Aplica-se geralmente na face externa superior do braço (região do tríceps, em adultos) ou face anterior da coxa, em bebês ou crianças. Vacinas aplicadas por essa via incluem a febre amarela, varicela (catapora), tríplice viral (SRC) e a tetraviral (SRC-V).
Quais medicamentos são administrados por via subcutânea?
A seguir, listo os principais medicamentos administrados por via SC, conforme este manual do Ministério da Saúde sobre terapia subcutânea:
- Heparina.
- Insulina.
- Clonidina.
- Clorpromazina.
- Dexametasona.
- Brometo de n-butilescopolamina.
- Fenobarbital.
- Fentanil.
Quais vacinas são administradas por via intradermica?
Intradérmica: Este tipo de vacina é aplicado na derme (camada superficial da pele). Com volume máximo a ser administrado de 0,5 ml, as seguintes vacinas podem ser aplicadas por esta via: vacina BCG, e a vacina raiva humana em esquema de pré-exposição.O que é aplicação por via subcutânea?
É o ato de preparar e administrar os medicamentos diretamente no tecido subcutâneo ou hipodérmico (entre a pele e o músculo) por meio de punção. Aplicação de medicamentos que necessitam de absorção lenta e contínua.VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DAS VACINAS (Via oral, intradérmica., subcutânea e intramuscular)
Onde aplicar vacina subcutânea?
Via subcutânea (SC)São mais utilizados na vacinação por meio de injeções subcutâneas: (i) a região do deltóide no terço proximal; (ii) a face superior externa do braço; (ii) a face anterior e externa da coxa; e (iv) a face anterior do antebraço.
O que significa subcutâneo?
1. [ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). 2. Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).Qual via é aplicada a BCG?
A administração da vacina BCG é realizada por via intradérmica, no braço direito, inserção inferior do músculo deltóide.Qual é a via de administração da vacina hepatite B?
A vacina deve ser aplicada por via intramuscular profunda no braço, na região do músculo deltóide ou no vasto lateral da coxa em crianças. Em pacientes com tendências a sangramento grave, como os hemofílicos, a vacina pode ser administrada por via subcutânea.Onde é aplicada cada vacina?
São eles: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa (exclusiva para aplicação de alguns soros).
- Intradérmica: a vacina é aplicada na camada superficial da pele (derme). ...
- Subcutânea: a vacina é aplicada na camada subcutânea da pele, chamada hipoderme.
O que é via cutânea?
Via cutâneaOs medicamentos aplicados na pele geralmente são utilizados por seus efeitos locais e, assim, são mais comumente usados no tratamento de distúrbios da pele superficiais, como psoríase, eczema, infecções de pele (virais, bacterianas e fúngicas), prurido e pele seca.
Quais são as 12 vias de administração?
Quais são as principais vias de administração de medicamentos?
- Oral;
- Parental;
- Subcutânea;
- Nasal;
- Retal;
- Intra-vesical;
- Nebulização;
- Ocular;
Porque a insulina é administrada via subcutânea?
Quando a insulina é injetada no tecido subcutâneo, abaixo da pele, não ocorre a degradação e a insulina consegue chegar na corrente sanguínea na sua forma intacta e controlar os níveis de glicose no sangue.Qual a via de administração de cada vacina?
Quanto as vias de administração, é possível administrar as vacinas por via oral, intradérmica, subcutânea e intramuscular. A via oral é utilizada para a administração de soluções que são melhor absorvidas no trato gastrointestinal. A dose é administrada pela boca e apresentados, geralmente, em gotas.Quais são as 4 vacinas mais importantes?
As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família
- Febre amarela.
- Gripe.
- Hepatites A e B.
- HPV.
- Tríplice bacteriana.
Qual a via de administração da vacina febre amarela?
Deve ser administrada por via subcutânea (SC). A aplicação é realizada de preferência, na região próxima ao deltoide, na face externa superior. A dose corresponde a 0,5 mL.Qual a via de administração da pentavalente?
O primeiro reforço com a vacina DTP deve ser administrado aos 15 meses de vida e o segundo aos 4 anos de idade. A penta é administrada por via intramuscular. Cada dose é composta por um volume de 0,5 ml.Onde é aplicada a vacina tríplice viral?
Via de aplicação: Subcutânea. Cuidados antes, durante e após a vacinação: Pessoas que usaram imunossupressores podem ser vacinadas após a suspenção do tratamento e a reconstituição do sistema imune, a critério médico.Qual a vacina para hepatite C?
Não existe vacina contra a hepatite C, mas existe tratamento e cura. Os medicamentos disponibilizados no SUS conferem a cura em mais de 95% dos casos, com tratamentos que duram, em média, 12 semanas e estão disponíveis para qualquer pessoa com a infecção pelo vírus.Qual a vacina da tuberculose?
A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea). O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.Qual a via de administração da vacina VOP?
A vacina contra a Poliomielite é indicada para prevenir a Poliomielite (paralisia infantil). Esquema de vacinação em duas gotas, exclusivamente oral. Na rotina, a vacina está disponível para crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias.Qual a vacina da poliomielite?
Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina inativada poliomielite – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral poliomielite – VOP (gotinha).Onde é aplicada a via subcutânea?
Via subcutânea (SC)Na utilização da via subcutânea a solução é introduzida na hipoderme, ou seja, na camada subcutânea da pele, sendo apropriada para administrar soluções não irritantes que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua.