— Patinar leva seu corpo de um lado para o outro, envolve seu núcleo e melhora seu equilíbrio — conclui a fisiologista. A patinação também treina o sistema nervoso ao exigir que o corpo faça vários movimentos ao mesmo tempo, como agachar e empurrar para os lados. Isso é útil em atividades atléticas e diárias.
Patinar ajuda a emagrecer e ainda traz benefícios a saúde
Quantas calorias perde em 1 hora de patins?
Patinar é considerada uma atividade aeróbica, e por isso, ela pode gerar uma queima de calorias que varia entre 400 e 600kcal em apenas 1 hora de prática, ajudando na perda e no controle do peso.
Também é importante considerar a idade e a experiência do patinador na hora de escolher o tipo de patins ideal. Para as crianças, existem modelos de patins infantil, pensados especificamente para o conforto, estabilidade e segurança dos pequenos.
O educador físico Pedro Vital destaca que, além de contribuir para a melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, o exercício muscular é um dos principais benefícios da prática, que também ajuda a queimar calorias: “A perda de gordura acontece porque patinar é uma atividade aeróbica.
A queima calórica varia muito de acordo com a intensidade da corrida, mas correr em um ritmo relativamente normal permite gastar entre 800 e mais de 1 mil calorias.
Segundo o educador físico Rafael Correa, da academia UPX Sports, os melhores exercícios para queimar calorias são os aeróbicos. “Entre os exercícios que mais auxiliam na perda de peso estão a corrida, as lutas, a natação, a musculação e as aulas funcionais”, aponta.
Todo patinador gosta de percorrer distâncias e ter na patinação seu exercício física mas se sua vontade envolve também saltos ou patinar nas ruas, recomendamos que você use um patins mais resistente, sugerimos que você conheça mais a modalidade Patinação Urbana.
Para andar de patins não existem restrições, mas, de acordo com Bernardo Carvalho, fisioterapeuta, começar a partir dos 5 anos é o ideal, momento em que a criança já tem noção de equilíbrio e coordenação dos movimentos do corpo.
Andar de patins não é tão difícil, mas pode ser necessário muita ajuda, principalmente por conta das quedas que podem ocorrer na prática. Por isso, o ideal é que você comece a andar de patins com ajuda de alguém que já saiba. Além de dicas, a pessoa dará suporte para manter o equilíbrio.
E não é para menos, “Como os patins são plataformas instáveis, as musculaturas lombar e abdominal trabalham o tempo todo para manter o equilíbrio corporal. Glúteos e coxas também são exigidos”, explica Sérgio Mauricio, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.
Alguns casos o patins suporto um peso superior a 100kg porém podem ser flexíveis demais no tornozelo. Para pessoas acima de 100kg o ideal é sempre um patins com boa bem firme como o HD Inline RT ou Fila NRK.
Quanto tempo em média demora para aprender a andar de patins?
Depende do que você considera como forte e depende de pessoa para pessoa, pode levar meses ou anos. É necessário ter determinação e fazer treinos consistentes.
A natação é considerada um dos esportes mais completos que existem. Isso porque, ao nadar, você trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Não à toa, é uma das modalidades esportivas mais indicadas tanto para quem quer ganhar massa muscular quanto para quem busca definição e perda calórica.
"Atividades como natação, mergulho e hidroginástica, podem auxiliar na melhora da resistência, força muscular e coordenação. Além disso, eles podem ser praticados em diferentes níveis, desde atividades recreativas até competições profissionais", diz José Corbini.
Ao andar de bicicleta, skate ou patins, um dos maiores perigos são as lesões na cabeça, que podem levar à morte ou deixar seqüelas permanentes. A maneira mais efetiva de reduzir lesões na cabeça é usar o capacete. Esta única regra pode reduzir o risco de lesões na cabeça, inclusive traumatismo craniano, em até 85%.
Escolha roupas confortáveis e flexíveis, que permitam movimentos livres e não atrapalhem a performance. Tecidos leves e respiráveis são sempre uma boa escolha ✨
Um patinador realiza um salto quando deixa o solo e se desloca horizontalmente, realizando um giro sobre o próprio corpo. Se difere das piruetas pois nele o patinador perde completamente, por alguns instantes, o contato com o gelo.
Surgidos na Noruega como meio de locomoção, os patins (de gelo) mais antigos datam de 1000 a.C., sendo feitos provavelmente de ossos maxilares de veados presos aos pés.
Praticar atividades físicas estimula o organismo a produzir endorfina, um hormônio que ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e o mal estar. Além disso, andar de patins traz uma sensação de liberdade e emoção que alegra o dia-a-dia.
Segundo ele, quem tem hérnia ou desgaste de disco na coluna deve evitar a patinação, para não sobrecarregar a região lombar, base de equilíbrio do corpo no exercício.