A meta-análise permite produzir informação útil com custos reduzidos. A meta-análise é uma ferramenta importante para mostrar áreas onde a evidência disponível é insuficiente e onde são necessários novos estudos. A meta-análise exige disciplina no processo de sistematizar os resultados da pesquisa.
Meta-análise é o método estatístico utilizado na revisão sistemática para integrar os resultados dos estudos incluídos e aumentar o poder estatístico da pesquisa primária2.
Uma abordagem histórica mostra a evolução da idéia em diversos campos do conhecimento. São fornecidos exemplos de aplicação em medicina, agricultura e ecologia. A meta- análise é descrita como uma síntese de pesquisas anteriores sobre um tópico, que apresenta ênfase na produção de conclusões quantitativas.
Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos.
BARSI COMPRA NOVO BANCO: FAZ SENTIDO PARA SUA CARTEIRA?
O que é análise de metas?
Consiste em analisar o resultado das metas e identificar as oportunidades de melhoria. Uma forma eficiente de analisar as metas é através da lógica do método PDCA, ou seja, analisar o resultado das metas para identificar as oportunidades de melhoria e criar soluções para atingir as metas.
O objetivo da metanálise em rede é realizar tanto comparações diretas (entre intervenções similares testadas em diferentes ensaios clínicos) quanto indiretas (entre intervenções diferentes comparadas a um grupo controle em comum e testadas em diferentes ensaios clínicos).
Qual a diferença entre revisão sistemática e metanálise?
Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, o termo revisão sistemática caracteriza o delineamento de estudo conduzido com abordagem sistemática e descrição objetiva da evidência sumarizada. Já o termo metanálise caracteriza o método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente1.
A metanálise tem como princípio fundamental o aumento do tamanho amostral, o qual é obtido pelos resultados numéricos de vários estudos examinando a mesma questão clínica, o que permite a realização de uma síntese estatística do conjunto de resultados.
Metas proporcionam um senso de direção e propósito. Elas ajudam a orientar os esforços e a energia para o que é mais importante, permitindo um foco mais nítido nas tarefas que precisa realizar para atingi-las. Além disso, metas claras fornecem uma direção definida para a empresa e seus colaboradores.
O que são meta-análise Metassíntese qualitativa e Metassumarização?
O tratamento de resultados qualitativos obtidos em uma revisão sistemática pode ser apresentado na forma narrativa, quantitativa de estatística de achados qualitativos (metassumarização), ou através da interpretação dos resultados (metassíntese).
Já a meta significa um marco que ajuda no progresso para conquistar algo maior, ou seja, são marcos determinados que são mais simples e fáceis de serem feitos a fim de alcançar um objetivo.
A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização das metas deve estar presente, ou seja, devem ser alcançáveis; R – Realistas (Realistic): as metas não devem pretender alcançar fins superiores aos que os meios permitem; T – Temporizáveis (Time-bound): as metas devem ter prazo e duração bem definidos.
A metanálise é utilizada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos e, com isto, produzir estimativas que resumem o todo, denominadas estimativas metanalíticas.
A “metassíntese qualitativa” é, portanto, uma metodologia de pesquisa que busca a análise detalhada e profunda do fenômeno em estudo, a partir da investigação das teorias e resultados alcançados por outras pesquisas realizadas, com o intuito de alcançar um nível de compreensão mais elevado.
As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.
Metanálise, ou meta-análise, é um método estatístico para agregar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando seus resultados em uma medida sumária. Geralmente segue-se à realização de uma revisão sistemática.
Para que uma meta-análise de rede tenha conclusões válidas é necessário que?
A suposição subjacente mais importante da metanálise de rede é de que os estudos são suficientemente semelhantes para serem consideradas em conjunto. A avaliação da inconsistência nas estimativas diretas e indiretas é essencial para apoiar a validade de qualquer metanálise de rede.
As meta descrições informam os usuários sobre o que eles podem esperar ao visitar aquela página da web. Essas descrições não são visíveis nas páginas da web em si.
A metapesquisa pode ser brevemente conceituada como pesquisas sobre pesquisas, realizadas com o objetivo de melhorar as pesquisas sobre um determinado campo, tema ou área de investigação.