O protocolo HTTP define oito métodos de requisição (GET, POST, PUT, DELETE, HEAD, TRACE, OPTIONS e CONNECT) para indicar qual ação deve ser realizada no recurso especificado.
Nesse caso, estamos falando para o navegador usar o Hypertext Transfer Protocol**, o HTTP. Existem outros esquemas, tais como: https, TCP, FTP, mailto.
Geralmente usamos esse método para criar algo no servidor. Em alguns casos também usamos POST para atualizar alguma informação no servidor. Os dados enviados com o POST são armazenados no corpo da requisição HTTP. POST /cadastro.
NodeJS/Express #2 - Trabalhando com os principais métodos do HTTP
Quais são os principais métodos utilizados no protocolo HTTP?
O protocolo HTTP define oito métodos (GET, HEAD, POST, PUT, DELETE, TRACE, OPTIONS e CONNECT) que indicam a ação a ser realizada no recurso especificado. Conforme Bastos e Ladeiras, o método determina o que o servidor deve fazer com o URL fornecido no momento da requisição de um recurso.
A API REST expõe os dados. O SOAP é independente e pode funcionar com qualquer protocolo de transporte. O REST funciona somente com HTTPS. O SOAP oferece suporte somente para a troca de dados XML.
A função de um método "get" é retornar o valor do campo correspondente. As próprias palavras em inglês estabelecem a função dos métodos: "set" significa "colocar, estabelecer" (um valor ao campo); "get" significa "obter" (o valor do campo).
A diferença está apenas na exposição dos parâmetros na URL ou vai além? Quando você utiliza GET, os dados são enviados na URL, existe um limite de 2048 caracteres para a requisição. Quando você utiliza o POST, os dados não ficam expostos na URL, é desta forma que se faz o envio de dados de formulário ou arquivos.
O verbo to get é utilizado em associação com o objeto direto. Pode assumir diferentes significados a depender de contextos. Seu significado básico é: “pegar”, “obter”, “comprar”, “conseguir”.
HTTP é um protocolo (protocol) que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML. É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador da Web.
O método PUT é chamado quando você precisa modificar um único recurso, enquanto o método POST é chamado quando você precisa adicionar um recurso filho.
O protocolo HTTP é um protocolo do nível de aplicação que possui objetividade e rapidez necessárias para suportar sistemas de informação distribuídos, cooperativos e de hipermídia. Suas principais características são as seguintes: propiciam busca de informação e atualização up-date.
Para garantir uma transmissão confiável, o HTTP usa o TCP (protocolo de controle de transmissão) orientado para conexão e seguro. O Protocolo de Transferência de Hipertexto transmite informações não criptografadas em texto não criptografado.
Diversos métodos de HTTP são seguros: GET , HEAD , ou OPTIONS . Todos os métodos seguros também são idempotentes, mas nem todos os métodos idempotentes são seguros. Por exemplo, PUT e DELETE são ambos idempotentes, entretanto são inseguros.
O método de requisição POST foi projetado para solicitar que o servidor web aceite os dados anexados no corpo da mensagem de requisição para armazenamento. Ele é normalmente usado quando se faz o upload de um arquivo ou envia-se um formulário web completo.
POST — Enviar dados para a API. Por exemplo, criar um novo registro de usuário com nome, idade e endereço de e-mail. PUT — Atualizar um registro existente com novos dados. Por exemplo, atualizar o endereço de e-mail do usuário.
É que na verdade a diferença entre GET e POST não devem ser vistas em termos de segurança, pois eles são utilizados para coisas diferentes. O GET é muito utilizado para acessar um recurso, uma informação, mas nunca para enviar dados como dados de um formulário, por exemplo, isso é responsabilidade do POST.
O método GET solicita a representação de um recurso específico. Requisições utilizando o método GET devem retornar apenas dados. O método HEAD solicita uma resposta de forma idêntica ao método GET , porém sem conter o corpo da resposta.
Requisições HTTP são mensagens enviadas pelo cliente para iniciar uma ação no servidor. Suas linhas iniciais contêm três elementos: Um método HTTP, um verbo (como GET , PUT ou POST ) ou um nome (como HEAD ou OPTIONS ), que descrevem a ação a ser executada.
SOAP é um protocolo de transferência de mensagens em formato XML para uso em ambientes distribuídos. O padrão SOAP funciona como um tipo de framework que permite a interoperabilidade entre diversas plataformas com mensagens personalizadas.
O REST é uma abordagem mais simples e flexível para a comunicação na web, enquanto o SOAP é um protocolo mais estruturado, porém, mais pesado. Ambas as abordagens têm seus próprios usos e aplicações, e a escolha entre elas dependerá das necessidades específicas de cada projeto.
Embora as Web APIs e REST APIs tenham padrões arquitetônicos similares, elas também têm algumas diferenças-chave. Coordenação do lado do cliente e do lado do servidor: REST APIs têm arquitetura fracamente acoplada, permitindo o desenvolvimento independente do lado do cliente e do lado do servidor.
Entre os protocolos, o TCP/IP é o mais utilizado, visto que todos os outros são baseados nele. Podemos dizer que é essa união de protocolos que forma as camadas vistas no item anterior. Por isso, o protocolo TCP/IP é responsável pela base de envio e recebimento de dados pela internet.