Os diferentes estados físicos da água podem ser observados, naturalmente, no nosso planeta. A água dos rios e mares, por exemplo, está no estado líquido. Já a água das geleiras está no estado sólido, e, na atmosfera, encontramos a água no estado gasoso.
Por definição, uma substância se encontra no estado sólido quando suas moléculas estão bem juntinhas (reunidas e organizadas), o estado líquido se caracteriza por moléculas mais afastadas (o que dá maleabilidade) e um maior afastamento das moléculas faz surgir o estado gasoso (átomos dispersos).
A água pode se apresentar na forma sólida, líquida e gasosa. Em pressão do nível do mar (1 atm), a água se funde a 0 °C e se vaporiza aos 100 °C. A água pode apresentar, pelo menos, 10 formas diferentes de gelo, sendo apenas uma estável em condições ambiente.
No estado gasoso, a água também não tem forma própria. Apesar de não ser visível a olho nu, é muito presente na vida humana, como o ar que respiramos. Neste estado a molécula é tão pequena que não dá para notar. A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação.
Estados físicos da água - Educação Infantil - Ciências
O que é gasoso exemplos?
Podemos observar o estado gasoso quando tomamos banho bem quente e aparece uma fumaça esbranquiçada que sai da água. Essa fumaça é a água menos condensada, pouco unida, sendo espalhada pelo ar. Outro exemplo é quando a mamãe abre uma panela de comida bem quente e sai uma fumacinha de dentro dela.
Sólido. Nesse estado físico, as moléculas ficam muito próximas umas das outras, dando à matéria uma forma determinada, fixa, com um volume que não se expande nem se comprime. ...
A maior parte dessa substância é encontrada na forma líquida nos mares, oceanos, rios e lagoas, mas também aparece em forma de partículas e gases na atmosfera ou ainda em estado de gelo nos polos do planeta.
Uma gelatina é o que se denomina um gel: água líquida presa dentro de um sólido. Procurar definir se uma substância como a gelatina é um líquido ou um sólido pode ser uma questão sem sentido. A substância mais comumente lembrada quando se trata de estados da matéria é a água.
Na verdade, o fogo não apresenta estado físico, já que ele não é matéria. O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. Sendo assim, sobrou apenas a opção energia. É isso mesmo, o fogo é energia.
Como se chama a passagem do estado gasoso para o líquido?
Liquefação Chamada também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento (arrefecimento). Como exemplo podemos citar: a geada e o orvalho das plantas.
A ligação de hidrogênio (pontes de H) se caracteriza como força intermolecular, ela mantém as moléculas de H2O muito próximas, daí o porquê dessa substância ser líquida e não sólida (moléculas mais afastadas).
O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo.
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%. Ela é o principal tipo de água encontrado no planeta, representando cerca de 97,5% do total.
Como se sabe, a água – nome popular do monóxido de hidrogênio (H20) – é uma substância essencial à vida humana, animal e à manutenção do ecossistema global.
No estado sólido, a água tem forma regular. Isso acontece quando ela entra em contato uma menor temperatura e, assim, ela se solidifica. Encontramos esse estado da água no gelo, no iceberg, na neve e no granizo.
O ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera. Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do Sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continentes.
Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador. Outros exemplos de água em estado sólido são a neve e as geleiras, que se formam naturalmente.