São três: o interacionismo, o estruturalismo e o construtivismo. Interacionismo: entende que a aprendizagem acontece a partir das in- terações do sujeito com o meio. A aprendizagem é entendida como um processo intrapsíquico, e a educação, como processo interpsíquico.
A Psicopedagogia surge para atender a uma demanda específica de auxílio à superação das dificuldades de aprendizagem, atuando de forma preventiva e terapêutica2. A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção.
Quais são os três fundamentos teóricos da psicopedagogia?
Na contemporaneidade, observa-se que a psicopedagogia pauta-se, em três fundamentações teóricas, na psicanálise, no associacionismo e no construtivismo.
PSICOPEDAGOGIA, PLANOS DE SAÚDE E TESTES PSICOPEDAGÓGICOS
Quem é o pai da psicopedagogia?
O professor Jorge Visca é considerado o pai da psicopedagogia no Brasil. Ele foi um dos responsáveis pela difusão da psicopedagogia tanto em nosso país quanto no mun- do. Ele desenvolveu a epistemologia convergente, modelo formulado para a atuação psicopedagógica.
Com base nisso, percebe-se que o foco da Psicopedagogia está sempre voltado para a aprendizagem. No caso da clínica, ela dá enfoque para o diagnóstico dos problemas relacionados com o processo de aprendizagem.
Qual é o mais importante fundamento da psicopedagogia?
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.
Esta é a entrevista operativa centrada na aprendizagem, mais conhecida como Eoca. É uma atividade de avaliação psicopedagógica ideal para "quebrar o gelo" inicial e fornecer informações ao psicopedagogo sobre a personalidade, as preferências e o conhecimento prévio do aprendente.
No diagnóstico psicopedagógico clínico é necessário identificar como acontece o processo do desenvolvimento do sujeito assim como seus aspectos emocionais, cognitivos, relação familiar e grupos sociais em que ele vive para que possa compreender sintomas.
📍Existem 3 pilares fundamentais para se trabalhar com crianças com dificuldade de aprendizagem: 🧠1- Entender como o cérebro aprende. ✅2- Entender o ponto 0 da criança no processo de aprendizagem. 🎯3- Ter as estratégias e ferramentas certas para trabalhar esse processo de aprendizagem.
Quais são as três conotações do termo psicopedagogia?
Ela procura portas de saída para problemas que permeiam o aprender e meios para tornar-se cada vez mais difundida e reconhecida. O termo Psicopedagogia distingue-se em três conotações: uma prática, como um campo de investigação do ato de aprender e como (pretende-se) um saber científico.
O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.
Cabe ao psicopedagogo identificar e tratar das dificuldades na aprendizagem, proporcionando e oferecendo recursos para que tanto na escola, hospitais, e próprias clínicas, sejam organizados projetos de prevenção, auxílio, criação de estratégias para que ocorra o ensino aprendizagem.
O psicopedagogo analisa e estabelece soluções para problemas relacionados ao processo de aprendizagem, buscando entender os fatores que interferem no desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, adolescentes e adultos.
O trabalho do psicopedagogo é analisar os processos de ensino-aprendizagem e como os fatores psicológicos influenciam eles, com o objetivo de buscar melhores formas ou estratégias de assimilação de conhecimento. Como cada pessoa é única, esse tipo de orientação também precisa ser personalizada.
O objeto de estudo e trabalho da psicopedagogia é a aprendizagem. A especialização de profissionais nessa área contribui significativamente para o desenvolvimento do ponto de vista da educação. Além disso, vale destacar que existe uma demanda de profissionais da área, frente ao público proposto.
A Psicopedagogia seria um campo de saber que promove pesquisas e métodos que visam, em última instância, sanar ou amenizar as dificuldades de aprendizagem. Por fim, segundo Bossa, há uma conotação da Psicopedagogia que se refere ao saber científico, ou seja, compreende-a como uma ciência teórica.
Durante a primeira consulta, o psicopedagogo procura compreender os elementos que desfavorecem o processo de aprendizagem do paciente. Além de estudar a sua relação com o aprender, analisa também a influência de fatores ambientais, emocionais e afetivos.
O respeito e a dignidade na relação profissional são deveres fundamentais do psicopedagogo para a harmonia da classe e manutenção do conceito público. O psicopedagogo está obrigado a guardar segredo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência do exercício de sua atividade.