A lei zero da termodinâmica estuda o equilíbrio térmico entre diferentes corpos. A primeira lei da termodinâmica estuda a conservação de energia em sistemas termodinâmicos. A segunda lei da termodinâmica estuda as máquinas térmicas e a entropia. A terceira lei da termodinâmica estuda o zero absoluto.
1ª Lei da termodinâmica: “Todas as formas de energia são mutuamente conversíveis”. E ainda: “A energia de um sistema fechado e isolado permanece constante”. Popularizado: “Na natureza nada se cria, Tudo se Transforma”. 2ª Lei da termodinâmica: “A fonte de calor superior fornece calor ao meio em busca do equilíbrio”.
A primeira lei da termodinâmica aplica o princípio de conservação de energia a sistemas em que a transferência de energia para dentro e para fora do sistema se dá pela transferência de calor e pela realização de trabalho.
A Segunda Lei da Termodinâmica apresenta diversos enunciados com o mesmo sentido. Dentre ele, temos: “o calor não pode fluir espontaneamente de um corpo de temperatura menor para um outro corpo de temperatura mais alta”.
Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).
A Terceira lei da Termodinâmica sustenta a ideia de que a entropia de um sistema com temperatura igual a zero absoluto tem uma constante pouco variável. A teoria explica que quanto mais próximo da temperatura de zero absoluto um cristal perfeito estiver, mais a entropia se aproximará de zero.
Um destes cientistas foi Sadi Carnot, considerado hoje o "pai da termodinâmica", que em 1824 publicou "Reflexões sobre a Potência Motriz do Fogo", um discurso sobre o calor, potência e eficiência de máquinas térmicas.
A Termodinâmica é a área da Física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos em que podem ocorrer trocas de calor, transformações de energia e variações de temperatura.
Quais são as 3 principais transformações termodinâmicas?
I – Transformações isotérmicas são aquelas em que a temperatura do gás é mantida constante. II – Transformações adiabáticas envolvem trocas de calor entre o gás e o meio externo. III – Transformação isocórica é aquela em que a pressão do gás é mantida constante.
A lei zero da Termodinâmica diz que se dois corpos que apresentam a mesma temperatura, estão em contato com um terceiro corpo, então todos terão a mesma temperatura e não haverá troca de calor entre eles, caracterizando o equilíbrio térmico.
Existem três tipos de sistemas na termodinâmica: aberto, fechado e isolado. Um sistema aberto pode trocar tanto energia quanto matéria com o meio. O exemplo do fogão dado anteriormente seria um sistema aberto, pois o calor e o vapor d'água podem ser perdidos para o ar.
Qual o conceito de entropia? Entropia é um conceito da termodinâmica que mede o grau de desordem das partículas de um sistema físico. Em outras palavras, na Física, é uma grandeza que mede o grau de liberdade molecular de um sistema, associado ao número de configurações possíveis com as partículas que ele possui.
As transformações podem ser isobáricas, quando a pressão é constante, variando volume e temperatura; isotérmica, quando a temperatura é constante, variando pressão e volume; isocórica ou isovolumétrica, quando o volume é constante, variando pressão e temperatura; e adiabática, quando não há troca de calor com o meio ...
Em outras palavras, a termodinâmica está aplicada no motor do seu carro, na climatização do seu ambiente, no sistema de refrigeração que conserva os seus alimentos e em muitos dos seus pertences que tiveram contato com a temperatura durante a fabricação.
- A termodinâmica estuda as transformações da matéria, sendo possível analisar as características de um conjunto específico de partículas. No caso da pressão, que seria a quantidade de partículas colidindo em uma determinada superfície, exercendo força, podemos estudá-la individualmente.
O que é termodinâmica? A termodinâmica é o ramo da física que tem como objeto de estudo as causas e os efeitos nas alterações de temperatura, pressão e volume nos sistemas físicos, particularmente naqueles que ocorrem em escala macroscópica.
A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.
Historicamente, a termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar a eficiência das primeiras máquinas a vapor, sendo em essência uma ciência experimental, que busca entender as propriedades macroscópicas ou em grande escala da matéria-energia.
Praticamente metade das apostilas e professores escrevem a primeira lei da termodinâmica como Δ U = Q + W e a outra metade a escreve como Δ U = Q − W . As duas equações estão corretas, e expressam a mesma coisa. A razão da diferença é que na fórmula á Δ U = Q + W no gás .
Conforme a primeira lei da termodinâmica, a fórmula que relaciona energia interna (U), trabalho e temperatura é Q = T + ΔU. Como o trabalho é dado por T = p. ΔV e a ΔV = 0, T = p.