Procurou-se selecionar materiais que destacassem as teorias comportamentais: Behaviorismo Cognitivo, Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical. Além disso foram selecionados estudos dos principais autores das tendências behavioristas.
Baseiam-se nos comportamentos observáveis e mensuráveis dos sujeitos, e nas respostas que eles dão aos estímulos externos. O estudo do comportamentalismo acontece dentro da psicologia na linha teórica do Behaviorismo, que possui três tendências: Behaviorismo Cognitivo, Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical.
Qual a diferença entre o Behaviorismo Radical e o behaviorismo metodológico?
O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. O behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos.
Quais são os principais princípios do behaviorismo?
O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto.
Quais são as principais abordagens comportamentalistas?
Também chamado de “abordagem comportamentalista”, esse método depreende que cada indivíduo nasce como uma espécie de “folha em branco”, aprendendo com as experiências de vida e sendo moldado para apresentar uma determinada conduta.
BEHAVIORISMO - Entenda a Diferença entre Metodológico e Radical em Apenas 5 Minutos
Quem é o pai do behaviorismo?
O primeiro behaviorista explícito foi John B. Watson, que, em 1913, lançou uma espécie de manifesto chamado A Psicologia tal Como a Vê um Behaviorista. Como o título mostra, ele não estava propondo uma nova ciência mas afirmando que a Psicologia deveria ser redefinida como o estudo do comportamento.
Quais são as três áreas que compõem a análise do comportamento?
Análise do Comportamento (AC): área de investigação conceitual, empírica e aplicada do comportamento. Análise Experimental do Comportamento (AEC): área de pesquisa e produção empírica da Análise do Comportamento.
O Behaviorismo é teoria da psicologia comportamentalista, explica compor- tamentos observáveis por meio de estímulos externos. Tem origem no termo inglês “behavior” (comportamento). Fundamenta sua teoria por meio da ciência Positivista.
Quando Skinner propôs o Behaviorismo Radical, ele entendeu que todo comportamento possui uma origem. Além disso, definiu o comportamento como o objeto de estudo da Psicologia, ao invés da mente ou da psique. É nesse sentido, de origem, que o termo “radical” relaciona-se com a nomenclatura desta proposta terapêutica.
O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela con- tingente; já o reforçamento negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo (Skinner, 1953/2007).
Quais são as principais diferenças entre o behaviorismo metodológico e o Behaviorismo Radical?
O behaviorista metodológico mediacionista explica o comportamento pela mente, e apresenta aquele como evidencia desta; explicar o comportamento. Já o behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos!
Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.
O modelo SOR baseia-se na ideia de que o comportamento do consumidor é resultado de três fatores: estímulos, organismo e resposta. Os estímulos são os fatores externos que acionam a atenção de um consumidor, como mensagens de marketing, características do produto, preços ou dicas sociais.
O conceito de contingência é corretamente aplicado quando os três termos inter-relacionados são identificados: estímulo discriminativo, resposta e conse- qüência. A partir dessa identificação, algumas previsões podem ser feitas a respeito da interação detectada.
A análise do comportamento Aplicada é definida como uma ciência aplicada e é um dos 3 pilares da Análise do Comportamento, sendo os outros dois a filosofia, denominada behaviorismo radical baseada na obra de Skinner, e a área de desenvolvimento de pesquisa básica, a Análise Experimental do Comportamento.
Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo. Para o behaviorismo radical, o homem é educado (moldado) pela natureza. Seus comportamentos psicológicos são uma resposta aos estímulos que recebe desde o nascimento.
John B. Watson, principal teórico behaviorista clássico. Muitas das pesquisas behavioristas são baseadas em pesquisas feitas no mundo animal, posteriormente transpostas para os homens — algumas com sucesso.
Em linhas gerais, enquanto que para Watson a compreensão da realidade se dava por meio de consenso social, como na frase “a verdade é observável à todos”, Skinner baseia suas pesquisas nas respostas que o indivíduo analisado apresenta. Ou seja, o que o indivíduo diz ou responde deve ser analisado individualmente.
A Psicologia Transpessoal é uma escola da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "Quarta Força da Psicologia", sendo a primeira força a Psicanálise, seguida da Psicologia comportamental, e a terceira a Psicologia humanista.
A principal finalidade da teoria comportamental é compreender o sistema social da empresa e a forma como ele influência a organização e o seu desenvolvimento. Para conhecimento, o comportamento organizacional é basicamente, o estudo sobre os grupos e indivíduos e o modo como eles interagem entre si e com a organização.
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.