Quais são as estruturas de controle básicas usadas na programação estruturada?
1) Estruturas básicas de controle: sequência, condição e repetição. São formas de raciocínio intuitivamente óbvias. A legibilidade e compreensão de cada bloco de código na solução é enormemente incrementada, proibindo o uso irrestrito de comandos de desvio incondicional (GOTO).
O que são estruturas de controle em programação e por que são importantes?
Em programação, estruturas de controle são estruturas que estabelecem a ordem na qual as instruções de um programa são executadas, utilizando condições que são testadas com o objetivo de determinar o fluxo de execução das instruções que compõem um algoritmo.
Qual a principal finalidade de uma estrutura de controle?
Elas colaboram no controle das manipulações necessárias sobre os dados armazenados, permitindo a repetição de uma operação, ou conjunto de instruções, quantas vezes forem necessárias, baseando esta repetição no resultado de um teste condicional.
As linguagens de programação estruturada mais comuns são C e Cobol. Algumas outras linguagens também utilizam elementos da programação estruturada, mas podem combinar com outros paradigmas, como PHP e Go.
Em ciência da computação, estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional.
As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça. A diferença básica é que enquanto-faça primeiro testa a condição para depois realizar o bloco de comando, ao contrário de faça-enquanto que primeiro executa o bloco para depois realizar o teste.
O For é a estrutura de repetição que utilizamos quando sabemos a quantidade de repetições que um bloco de código deve ser executado. A sintaxe é composta por três expressões separadas por ponto e vírgula. Elas controlam o início do loop e as condições de como cada iteração irá executar.
A estrutura de repetição Repita-até difere da estrutura Enquanto-faça pelo fato de a lista de comandos ser executada uma ou mais vezes (pelo menos uma vez), ao passo que na estrutura Enquanto-faça a lista de comandos é executada zero ou mais vezes (possivelmente nenhuma vez).
Uma função é um bloco de código de programa que pode ser usado diversas vezes em sua execução. O uso de funções permite que o programa fique mais legível, mais bem estruturado. Um programa em C consiste, no fundo, de várias funções colocadas juntas.
A linguagem C possui vários tipos de dados, como inteiros, ponto flutuante, caracteres e booleanos. Neste exemplo, são declaradas quatro variáveis de diferentes tipos: inteiro, ponto flutuante, caractere e booleano.
Qual a importância das estruturas de controle na programação?
A estrutura de controle é um conceito fundamental na programação, que permite controlar o fluxo de execução de um programa. As estruturas condicionais são utilizadas para tomar decisões com base em condições específicas, enquanto as estruturas de repetição permitem repetir a execução de um bloco de código.
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente estabelecidos. A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
Um sistema de controle pode ser definido como um conjunto de equipamentos e dispositivos que gerenciam o comportamento de máquinas ou outros sistemas físicos. Para isso, é necessário realizar a modelagem matemática da planta, seguida do projeto do controlador.