Afinal, quais são os 3 principais tipos de extintores? Existem outros tipos de extintores além desses que vamos falar. Porém, escolhemos esses 3 por serem os mais comuns de se encontrar em empresas e prédios. São eles: extintor de água, extintor de CO2 e extintor de pó químico, também conhecido como extintor BC.
Então, para fogo da: Classe A: os extintores reduzem a temperatura do fogo através de água pressurizada, espuma ou pó químico. Classe B: extintores que contenham espuma, gás carbônico (CO2) ou pó químico seco. Classe C: nunca utilize água para extinguir fogo de origem elétrica!
Quais são os 4 tipos de extintores e para que servem?
Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos. Pó Químico B/C É indicado para incêndios da classe B e C.
O extintor de CO2 combate o incêndio com abafamento, fazendo com o gás de dióxido de carbono (CO2) seja expelido e, assim, reduzindo a concentração de oxigênio no ar. Ele faz com que o oxigênio seja retirado do foco do incêndio. Assim, após diminuir os níveis de oxigênio, há também baixa no poder de combustão.
Os extintores pó ABC 4 Kg 2 A / 20 BC são são equipamentos eficientes no combate a princípios de incêndio de classes A (Papel, madeira e etc), B (Gasolina e outros líquidos inflamáveis), C (Equipamentos Elétricos) sendo um dos mais eficientes no combate às chamas, visto que combate os três tipos de queima.
Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma (química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Extintor Classe C: equipamentos elétricos energizados
Para combater esse tipo de incêndio, os extintores de pó químico seco à base de potássio ou bicarbonato de sódio (BC) , o fosfato monoamônico (ABC) e os extintores de gás carbônico (CO2) são as alternativas corretas.
Os extintores de classe K são projetados especificamente para combater incêndios que envolvem óleos de cozinha e gorduras animais, como os que ocorrem em cozinhas comerciais, restaurantes e outros locais onde alimentos são preparados.
O extintor de água pressurizada é uma combinação de dois agentes: água e gás propulsor (nitrogênio). Ele combate incêndios da classe A, ou seja, os que são causados por papel, tecido, madeira, plástico, papelão, borrachas, estofamento, fibras orgânicas e outros materiais análogos.
Portanto, a melhor forma de extinção é feita com os extintores de classe D, que emitem um agente à base de cloreto de sódio (NaCl), isolando o metal do oxigênio, o que leva ao resfriamento e à rápida extinção das chamas; EXTINTOR CLASSE K: Indicado para combater incêndios de classe K (óleo de cozinha).
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.
O extintor ABC além de ser um dos mais versáteis e completos justamente por conseguir conter 3 tipos diferentes de incêndios, também é seguro para a saúde das pessoas, porque o monofosfato de amônia não é considerado perigoso ou prejudicial para o bem-estar humano.
O extintor ABC é utilizado no combate em princípio de incêndio de classe A, B e C, ou seja incêndios ocasionados pela combustão de materiais sólidos, combustíveis líquidos e equipamentos elétricos, respectivamente.
Para você não correr o risco de usar o extintor errado, confira a classificação: Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos.
O extintor de incêndio de água emite um som oco, como ao batucar um bumbo, é um som mais alto e aberto, já que a água propaga o som da batida. Já o extintor de incêndio de pó químico emite um som maciço, isso porque o pó não propaga o som, assim, emite um som mais seco.
Qual extintor não danifica equipamentos elétricos?
O CO2 é um gás não condutor que não deixa resíduos e não danifica equipamentos elétricos. Ele age extinguindo o fogo por meio de redução do oxigênio disponível na área em chamas.
Extintor de incêndio portátil de água pressurizada (AP) é utilizado no combate a incêndio da classe A (combustíveis sólidos, por exemplo, madeira, papel, tecidos, etc.) em áreas residenciais, comerciais e industriais. Capacidade extintora: 2 –A.