Os museus colecionam trabalhos de arte e realizam exposições. O centro cultural não coleciona obras de arte, apenas realiza exposições regulares. A galeria expõe e vende os trabalhos dos artistas.
A função primária de uma instituição museológica é contar a história do homem e como a sociedade evoluiu em seu ambiente ao longo dos anos, o que pode ser observado seja qual for o tipo de museu e das peças que compõem seu acervo.
As funções primárias dos museus na atualidade são: preservação, pesquisa e comunicação. A preservação do acervo museal envolve procedimentos de caráter técnico, visando a conservação dos objetos para que não se percam, não se deteriorem ao longo do tempo.
O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o património material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite.
O museu teve na Grécia Antiga a sua origem, onde núcleos museológicos foram construídos para abrigar os tesouros dos templos, devido o acúmulo de ex-votos. Os tesouros eram, então, analisados pelos sacerdotes, que realizavam a triagem, a classificação, o controle e a segurança desses objetos.
O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. Vinculada ao Ministério do Turismo, a autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.
Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contem- plação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, cien- tífico, técnico ou de qualquer outra ...
Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. Os museus são conceitos e práticas em metamorfose.
Segundo o Conselho Internacional de Museus – ICOM, órgão ligado à UNESCO, um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em ...
“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial.
Se universidades e agências públicas de fomento são fundamentais para a operação cotidiana dos museus, e empresas privadas costumam patrocinar exposições, as doações individuais são um complemento importante para garantir a manutenção das instituições e a ampliação de seus acervos.
A palavra museu vem do grego mouseion, que significa “templo ou morada das musas”. Tem início na mitologia grega quando Zeus, Senhor dos deuses, tem relações com Mnemosine, a deusa da memória, que gera e dá a luz a nove musas.
É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado, é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade e informações das futuras gerações.
técnica, salas administrativas, espaço de ação educativa e cultural, espaços de serviços, espaços de circulação, sala de segurança, outros espaços); e, quando for o caso, identificação de percursos e roteiros no 8.
MASP. O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um dos principais cartões postais da cidade. Localizado na Avenida Paulista, o local recebe exposições de todo o mundo e tem em seu acervo obras permanentes muito importantes de artistas como Botticelli, Monet, Van Gogh, Goya, entre outros.
Os museus hoje atuam como centros culturais, reunindo atividades com música, dança, teatro, fotografia, literatura, gastronomia e todo tipo de arte, abertas à participação do público. As instituições da Secretaria da Cultura do Estado são bons exemplos de espaços com programação variada.
Atualmente, há museus de todos os tipos: a céu aberto, interativos, com alta tecnologia nas mostras, outros dedicados à documentos, ao vestuário, às ciências, idiomas… e claro, os mais “tradicionais”, com quadros e esculturas.
O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o património material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite.
Nesse sentido, na atualidade, o museu é uma importante ferramenta para o ensino de História, pois favorece a visibilidade ao saber histórico e a possibilidade de valorização da diversidade cultural no contexto escolar, por meio de novas linguagens contemporâneas.