Eles estão a 23º26' da Linha do Equador. O Trópico de Câncer corta 17 países do Hemisfério Norte, como México, Egito, Argélia, Arábia Saudita e o Havaí. Já o Trópico de Capricórnio atravessa onze países da América do Sul, África e Oceania, como Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Madagascar e Austrália.
Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio. Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser.
No total são dois, sendo um presente no Hemisfério Norte — Trópico de Câncer — e outro no Hemisfério Sul — Trópico de Capricórnio. Os trópicos cortam a Terra no sentido Leste–Oeste e não se encontram entre si.
Duas delas são conhecidas como trópico de câncer e trópico de capricórnio, respectivamente. Mas o que são essas linhas? Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador. Sendo assim, eles possuem latitudes específicas.
Os trópicos são utilizados, entre outros, para deslocamentos no espaço geográfico, além do auxílio na demarcação das zonas climáticas e das estações do ano terrestres. Os trópicos são exemplos de paralelos, ou seja, linhas imaginárias horizontais que cortam o planeta no sentido leste–oeste.
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
Uma das principais razões para a existência do Trópico de Capricórnio é o solstício de Dezembro, que ocorre entre os dias 21 e 22 de Dezembro. Trata-se de uma altura que marca a mudança de estação e na qual o Sol atinge a sua maior altura aparente no céu.
Em geografia, chamam-se "trópicos" (do grego "tropikos" que significa "uma volta completa") aos paralelos geográficos que delimitam a zona onde a projeção zenital dos raios do Sol ocorre ao menos uma vez ao longo do ano. Nos trópicos, a projeção zenital da luz define os momentos dos solstícios.
1. [ Geografia ] Cada um dos dois círculos menores da Terra, paralelos ao equador terrestre e dele distantes 23°27' de latitude a norte e a sul, o do hemisfério norte denominado Trópico de Câncer, e o do hemisfério sul, Trópico de Capricórnio. 2. Zona da Terra entre esses dois círculos, que corresponde à zona tórrida.
A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.
A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas, deveriam pertencer aos espanhóis forçou um novo tratado no século 18, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro. Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado.
Passando pelo território dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o trópico de Capricórnio passa a determinar as zonas climáticas, influindo de forma direta na divisão climática da zona temperada, na qual acontecem estações do ano em épocas diferentes do que se vê no resto do Brasil.
É uma linha imaginária traçada horizontalmente e que divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. Corresponde à maior circunferência traçada no plano horizontal do planeta. Possui 40.075 quilômetros de extensão e atravessa 13 países, entre eles o Brasil.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.
A Linha do Equador é a principal linha imaginária do planeta. Ela serve como referência fundamental em termos de localização geográfica e deslocamento. A Linha do Equador corta vários países, dentre eles, o Equador. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta entre os hemisférios norte e sul.
O Meridiano de Greenwich recebe esse nome porque atravessa o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, na cidade de Londres, capital da Inglaterra.