Quatro discursos é um conceito desenvolvido pelo psicanalista francês Jacques Lacan. Ele argumentou que havia quatro tipos fundamentais de discurso. Ele definiu quatro discursos, que chamou de Mestre, Universitário, Histérico e Analista, e propôs que estes se relacionavam dinamicamente entre si.
A essa idéia denomino Teoria dos Quatro Discursos. Pode ser resumida em uma frase: o discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica).
O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.
O discurso direto ocorre quando as palavras de um personagem são reproduzidas exatamente como foram ditas, geralmente entre aspas. Já o discurso indireto apresenta as falas dos personagens de maneira indireta, sem o uso de aspas.
Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento.
Além disso, avalio ainda se é possível encontrar e se é adequado falar na presença dos “quatro elementos” – fogo, ar, água e terra – na doutrina atomista.
Para os primeiros, as partes do discurso são: o exórdio, a narração, a confirmação e a peroração. Para os últimos, são elas: o exórdio, a narração, a argumentação (subdividida em prova e refutação) e a peroração (subdividida em conclusão e epílogo).
Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV/ES), Vitória, ES, Brasil. O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.
É nesse sentido que o discurso do Mestre aborda o objeto perdido de uma maneira ontológica. Isto é, visa fundar a realidade do objeto. (JORGE, 1997). Com o movimento de um quarto-de-giro partindo do discurso do Mestre, obtemos o discurso da Histérica.
Resumidamente, a retórica refere-se a argumentos em discursos, a dialética diz respeito a argumentos em conversações e a lógica relaciona-se ao bom raciocínio tanto em discursos quanto em conversação.
A retórica é a arte de falar bem. Ela é fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional. A retórica pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião.
O discurso deliberativo é empregado na Bíblia no que se convencionou chamar parênese (prescrição do correto comportamento), que também se filia à rica tradição da sabedoria bíblica, cujos preceitos procuram ajuste à ordem social, em busca de felicidade.
Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa.
O que significa dizer que Deus é o primeiro motor imóvel?
Dessa maneira, pode-se afirmar que o primeiro motor imóvel é compreendido como causa final de todo o universo, gerando o movimento dos seres por perfeição, tornando-se, assim, um objeto de imitação. Palavras-chave: Aristóteles. Metafísica.
Em seguida, exporemos todos os quatro tipos de causa, a saber, as causas que posteriormente ficaram conhecidas como material, formal, eficiente e final.
Segundo essa teoria, qualquer coisa no mundo precisa, obrigatoriamente, de pelo menos 4 causas para existir: a causa material, a causa formal, a causa eficiente e a causa final.
Empédocles acreditava na pluralidade; defendia que o universo era composto pelos seguintes quatro elementos básicos: ar, água, fogo e terra e que a qualidade de nenhum deles seria preponderante sobre os outros. As coisas existentes seriam o resultado da mistura desses quatro elementos.
Ele acredita que a língua está sempre a serviço de um locutor que a usa numa determinada condição de enunciação em que a palavra, o signo, está de acordo com a situação social estabelecida concretamente; o locutor serve-se da língua para suas necessidades enunciativas concretas.
Bakhtin considera que a palavra não é dotada apenas de expressão típica, mas também de expressão individual, já que nos comunicamos por meio de enunciações individuais. E que as palavras são incorporadas ao nosso discurso a partir de enunciados de outras pessoas.
Estes três elementos – forma composicional, tema e estilo – não são dissociáveis uns dos outros: os temas de um texto ou enunciado se realizam somente a partir de um certo estilo e de uma forma de composição específica.