Quais são os quatro discursos?
Quatro discursos é um conceito desenvolvido pelo psicanalista francês Jacques Lacan. Ele argumentou que havia quatro tipos fundamentais de discurso. Ele definiu quatro discursos, que chamou de Mestre, Universitário, Histérico e Analista, e propôs que estes se relacionavam dinamicamente entre si.Quais os 4 conceitos destacados por Lacan?
Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.Quais são as teorias de Lacan?
A obra lacanianaDe acordo com a teoria de Lacan, não vivemos em um mundo de realidades, nosso mundo é composto por símbolos e significados. Ele propõe que o inconsciente é como uma língua, e que antes da lingua, portanto, não existe inconsciente para o individuo.
O que é S1 e S2 para Lacan?
Estas letras têm um código a ser decifrado: S1= significante mestre; S2= o saber; $= sujeito barrado; a= pequeno a, o mais-de-gozar.Os 4 discursos - Lacan do Zero: Aula 21
O que é o discurso do mestre em Lacan?
Nesse sentido, Lacan afirma que o discurso do mestre é o avesso da psicanálise. O contraponto do discurso do mestre é o discurso do analista; um se encontra no pólo oposto do outro. O agente, no discurso do analista, é o desejo inconsciente, um questionamento dos significantes mestres.O que é S1 e S2?
As IFRS S1 e S2 são normas desenvolvidas por entidades internacionais para monitorar a conformidade das empresas com a sustentabilidade. Gestores corporativos comprometidos com a sustentabilidade e práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) precisam integrar essas normas a suas operações com eficiência.Quais são os 4 pilares fundamentais da psicoterapia breve?
Para se situar dentro do vértice psicanalítico, além da teoria, o procedimento considerado se dá a partir da fixação de quatro pilares fundamentais: a investigação/análise transferencial, a interpretação, a utilização das associações livres/atenção flutuante e o respeito à neutralidade.O que é a teoria do espelho de Lacan?
A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.Quais são os dois pilares que, segundo Lacan, são?
Vamos nos aprofundar em alguns dos seus principais pilares. 1. Linguagem e Inconsciente: A revolucionária afirmação de Lacan de que "o inconsciente é estruturado como uma linguagem" rompeu com muitas convenções anteriores da psicanálise.O que Lacan defende?
Sua afirmação de que o inconsciente se estrutura como linguagem, somada às noções de simbólico, imaginário e real, são algumas das contribuições decisivas de seu trabalho. Seu nome completo era Jacques Marie Émile Lacan, nascido na cidade de Paris em 1901, em plena belle époque.Qual é a filosofia de Lacan?
A reflexão de Jacques Lacan provém da psicogênese da loucura. A loucura não é sem razão: “Não é louco quem quer”. Para elaborar essa clínica da psicose, Jacques Lacan se apoia sobre a lição dada para Sigmund Freud na qual “o que é foracluído do simbólico retorna no real”.O que é o esquema L de Lacan?
O esquema L foi introduzido no Seminário 2 e foi apresentado nos Escritos em “O Seminário sobre a carta roubada” como uma primeira forma de demons- tração da relação do sujeito com a ordem simbólica e com o imaginário. Lacan vai mostrar que falar é fazer falar o Outro como tesouro dos signifi- cantes.Quais são os tipos de discurso?
O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.Quais são os 4 discursos de Aristóteles?
Visão geral do livroA essa idéia denomino Teoria dos Quatro Discursos. Pode ser resumida em uma frase: o discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica).
Quais são as partes do discurso?
Para os primeiros, as partes do discurso são: o exórdio, a narração, a confirmação e a peroração. Para os últimos, são elas: o exórdio, a narração, a argumentação (subdividida em prova e refutação) e a peroração (subdividida em conclusão e epílogo).Quais são as 4 leis do espelho?
Essas leis são:
- Tudo o que você vê no outro, existe dentro de você.
- O que você odeia no outro, você odeia em si mesmo.
- O que você admira no outro, existe dentro de você.
- O que você ignora no outro, é algo que você ignora em si mesmo.
O que é o fantasma para Lacan?
Em linhas gerais, o fantasme é, para Lacan, uma estrutura que dá sustentação ao desejo através da construção de um roteiro que delimita a relação com o objeto.O que é o semblante em Lacan?
No Seminário 18, Lacan formaliza que o discurso é um semblante, sendo ele uma maneira de organizar o gozo. O semblante é um efeito, quer no plano da imagem, quer no plano do significante, que busca dar conta do lado insuportável da disjunção entre homens e mulheres.Quais são os 4 conceitos da psicanálise?
São eles: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão. Pode o psicanalista ou o iniciante prescindir dos fundamentos da Psicanálise? Não, pois quando a clareza e os fundamentos conceituais estão bem embasados, aumenta a flexibilidade da clínica.Qual a linha do Lacan?
Linha lacaniana (Escola francesa)O trabalho de Jacques Lacan (1901-1981) emergiu na França, a partir de debates políticos e filosóficos, ganhando relevância a partir da década de 1970, quando havia um questionamento de um modelo muito rígido de formação dos psicanalistas.