Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.
PIAGET (4) – ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO | CONSTRUTIVISMO
Quais são os 4 pilares do desenvolvimento?
Os 4 pilares do desenvolvimento pessoal são “Conhecimento”, “Autoconhecimento”, “Automotivação” e “Relacionamento interpessoal”. Esse conjunto de técnicas e práticas visam os principais pontos que regem a vida de uma pessoa, a fim de torná-la melhor.
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, o chamado estágio de desenvolvimento sensório-motor. Neste primeiro estágio a criança trabalha mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento é construído através da manipulação direta com objetos.
A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a).
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
Existem quatro estruturas cognitivas primárias - estágios de desenvolvimento - de acordo com Piaget: sensorial-motor, pré-operações, operações concretas e operações formais.
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). ACOMODAÇÃO: É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
Quais são os 4 fatores necessários ao desenvolvimento segundo Piaget?
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
Quais são os 4 marcos do desenvolvimento infantil?
O tema foi criado e abordado pelo psicólogo Jean Piaget, que separou as fases do desenvolvimento infantil em 4 etapas: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.
Na fase pré-operacional, que ocorre aproximadamente entre os 2 e 7 anos de idade segundo a teoria de Jean Piaget, as crianças desenvolvem habilidades de linguagem e começam a usar símbolos para representar objetos e eventos. No entanto, elas ainda não conseguem realizar operações mentais lógicas.
O Estágio Operatório Concreto é o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Qual é a idade correta do estágio operatório formal?
A teoria de Piaget foi fundamentada no processo construtivista, conforme o desenvolvimento do sujeito, definindo assim os estágios cognitivos como sensório-motor (do nascimento até aproximadamente 2 anos), pré-operatório (entre 2 e 7 anos), operatório concreto (entre 7/8 e 11/12 anos) e operatório formal (a partir de ...
Segundo a teoria piagetiana, quando a criança não tem noção de conservação, isto é, quando ela não acredita que pode haver diferentes configurações para um mesmo objeto, ela está passando pelo período pré-operatório ou primeira infância, que ocorre dos 2 (dois) aos 7 (sete) anos.
Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.