Juntos, são responsáveis pela base de envio e recebimento de dados na internet, dividida em quatro camadas: aplicação (com protocolos como HTTP, FTP e SMTP), transporte (responsável por organizar e transportar os arquivos), rede (encaminhamento dos dados pela internet) e interface (execução do envio ou recebimento de ...
O protocolo TCP/IP surgiu em 1969 nos Estados Unidos a partir de uma rede de computadores de pesquisas militares denominada ARPANET. Ele foi criado para permitir a comunicação entre sistemas de computadores de universidades, centros de pesquisa e organizações militares espalhadas em vários pontos do planeta.
IPv4 e IPv6 são duas versões do sistema de endereçamento Internet Protocol (IP – Protocolo de Internet). IP é um conjunto de regras de comunicação que fornecem troca de dados pela Internet. Em essência, a Internet é uma coleção de bilhões de dispositivos que compartilham dados entre si por meio de tecnologias de rede.
Além disso, o protocolo FTP também pode usado em ambientes de nuvem para facilitar a implementação de serviços como o armazenamento e o compartilhamento de dados.
Qual é a diferença entre FTP e SMTP? FTP é um protocolo especializado usado para transferir arquivos entre computadores, enquanto SMTP é um protocolo usado para transferir mensagens de e-mail entre servidores.
Embora apenas dois protocolos estejam evidenciados no nome do TCP/IP, a tecnologia funciona por meio de camadas, que trabalham em conjunto para garantir a transmissão, integridade e segurança dos dados conforme eles viajam pela web.
Pouca gente sabe, mas o HUB é um equipamento muito presente em lugares onde tem vários computadores. É que a principal função dele é interligar os aparelhos em uma só rede. Ou seja, é ele quem distribui dados entre todos os computadores que estão ligados nele.
Utilizado para conectar e localizar dispositivos em rede, o IPv6 foi desenvolvido para lidar com a falta de endereços IPv4, que permitia apenas cerca de 4,3 bilhões de endereços únicos e, embora suficientes no início, tornaram-se mais escassos com o advento da internet.
A principal função do DHCP é distribuir endereços IP e configurar a máscara de sub-rede, o gateway padrão e as informações do servidor DNS no adaptador de rede do dispositivo conectado à rede.
HTTP: o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é a base da Rede Mundial de Computadores, a internet com a qual a maioria dos usuários interage. Ele é utilizado para transferir dados entre dispositivos.
O Network Control Protocol foi o primeiro protocolo de servidor da ARPANET e denia todo o procedimento de conexão entre dois pontos. Foi ele que permitiu uma interação mais complexa, como troca de arquivos e uso remoto de máquinas distantes.
Protocolo é um conjunto de informações, decisões, normas e de regras definidas a partir de um ato oficial. Como uma audiência, uma conferência ou uma negociação, por exemplo.
O HTTPS usa um protocolo de criptografia para criptografar as comunicações. O protocolo é chamado de Transport Layer Security (TLS), embora anteriormente fosse conhecido como Secure Sockets Layer (SSL). Esse protocolo protege as comunicações usando o que é conhecido como infraestrutura de chave pública assimétrica.