Quais foram as estratégias que a Alpargatas usou, em relação aos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção = AULAS 10, 11, 12 E 13), para tornar as sandálias Havaianas um ícone de produto no mercado mundial? Os 4 Ps representam os pilares de qualquer estratégia de marketing: preço, praça, produto e promoção!
Qual a principal estratégia de marketing adotada pelas Havaianas?
A estratégia. Os elementos-chave da estratégia da Havaianas eram um foco constante na inovação de produtos; uma estratégia global consistente de marketing e comunicação; e respostas rápidas e flexíveis aos gostos dos consumidores.
As sandálias Havaianas foram criadas em 1962, inspiradas na tradicional sandália de dedo japonesa Zori, com tiras de tecido e sola de palha de arroz. Em vez das solas de palha, entrou a borracha, mas sem deixar suas raízes: o grão de arroz inspirou a textura da palmilha.
A marca Havaianas, apresenta como missão "Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os accionistas, funcionários, fornecedores e clientes, actuando com responsabilidade social e ambiental".
Para cumprir tal missão, a empresa sustenta-se em valores como ética, inovação, satisfação dos consumidores, respeito às pessoas e comprometimento. Foi com esta intenção que a Havaianas se associou ao IPÊ, num projecto de responsabilidade social e ambiental .
Qual a missão da empresa Havaianas? - Missão desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade, rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.
Quais os três pilares de crescimento das Havaianas?
A partir do sucesso deste produto, a Havaianas ampliou seu mercado e se tornou globalizada. A estratégia de gestão da marca no exterior se baseava em quatro pilares: pessoas, promoção de eventos, assessoria de imprensa e projetos especiais com lojas.
História. A ideia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os quimonos. Em 8 de junho de 1962, foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis.
O principal diferencial competitivo, segundo eles, é se posicionar na mente do cliente. Até há alguns anos a marca estava posicionada na mente do consumidor como um produto barato, prático e confortável, ou seja era um produto popular.
Qual o marketing que a Havaianas fez para mudar seu Público-alvo?
E foi assim que, no início dos anos noventa, Havaianas começou a atuar com marketing de influência. Claro que, naquela época, este termo ainda nem era utilizado. Mas foi com essa estratégia que o desejo por Havaianas aumentou, a marca caiu nas graças da imprensa e os planos começaram a surtir efeito positivo.
A sandália Havaianas caiu logo no gosto do brasileiro por alguns motivos. É um produto bom, e não há marketing que faça um mau produto ser conhecido. Em um país quente como o nosso, em 1966 seus produtos já eram um sucesso. Com o passar dos anos, virou quase que uma commodity, como arroz e feijão.
Alpargatas (ALPA3) é uma empresa brasileira do ramo de calçados, fundada em 1907. Seu produto mais conhecido é a marca Havaianas, um ícone da cultura brasileira, mas a empresa também produz outras marcas de calçados, como Osklen, Mizuno e Dupé.
O primeiro passo foi criar outros modelos do chinelo, possibilitando uma segmentação do produto. A distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado: cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu público-alvo.
O que a empresa Havaianas teve que fazer para aumentar suas vendas?
A chave do reposicionamento: alcançar todos os públicos. Um dos pontos mais significativos da virada da Havaianas foi entender que ambos os públicos — tanto classes C quanto média/alta — eram importantes em número de vendas, afinal o produto conseguia atender as demandas de todos.
O calçado teve seu nome baseado no Havaí, o paraíso de sol e mar onde os ricos e famosos americanos iam passar as férias. Esse era o nome ideal, já que a São Paulo Alpargatas pretendia vender um produto inovador. Na década de 60, a Alpargatas lançava as sandálias Havaianas, um produto feito de borracha e 100% nacional.
Depois de seis meses, a Alpargatas, dona da marca de chinelos Havaianas, concluiu aquela que foi a sua maior operação: em maio, pagou a última parcela dos US$ 475 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) por 49,9% da grife americana de calçados Rothy's – e com a opção de compra dos 50,1% restantes em até quatro anos.
Em geral, a missão, visão e valores estabelece a identidade e o propósito de uma organização. Sem esses pilares, é provável que seu planejamento falhe. Até porque, antes de definir qualquer estratégia, é preciso entender a “personalidade” do negócio, que serve como um guia para direcionar as ações e tomada de decisões.
Havaianas são produzidas em duas fábricas. Uma em Campina Grande, a segunda cidade mais populosa do Estado da Paraíba, com aproximadamente 405 mil habitantes. Fica a 120 km da capital, João Pessoa, e é considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos da região Nordeste do Brasil.