Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
Os 4 Ps do Marketing representam os quatro pilares de uma estratégia — Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.
O que o termo 4 Ps significa no contexto do marketing?
O conceito dos 4P's do marketing, também chamado de Mix de Marketing, almeja resumir os quatro elementos básicos que integram a estratégia de marketing da sua empresa. Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido. A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação.
4 Ps do Marketing: o que é, exemplos e como aplicar em pequenos negócios
O que são os 4 Ps o que são os 4 C's Qual a relação dos 4 Ps com os 4Cs?
Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação. Como você pode ver, o grande diferencial é o foco: na concepção de Lauterborn, o cliente deve ser o centro de todas as estratégias e ações na web.
Os 4Ps são a denominação preconizada pelo professor Jerome Mc Carthy (1978), conhecida maneira de estudar produto, preço, praça e promoção como componentes do composto de marketing.
O 4Ps do Marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de estratégias de marketing, onde todos eles começam pela letra P: Praça, Preço, Produto e Promoção — em inglês: Placement, Price, Product, Promotion.
Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.
Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 Cs do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Trata-se de Produto, Preço, Praça e Promoção, também conhecidos como marketing mix. Como deve dar para supor, cada um destes 4 Ps corresponde a definições fundamentais que você deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
Os 4 PS que compõe o marketing são: - Produto: Aquilo que a empresa oferta; - Preço: O valor a ser cobrado do cliente; - Praça: O ambiente de oferta do produto/serviço; - Promoção: Como você irá promover seu produto/serviço.
Exemplificando os 4 Ps, eles são os seguintes: Praça ou Ponto de venda, Preço, Produto e Promoção, dentre esses estaremos realizando um estudo de caso que mostrará a participação e cada um desses elementos na construção de uma estratégia de vendas.
Como definir a praça de um produto? A ideia da palavra “praça” vem do inglês “place”, que significa lugar. Ela também é usada para definir o marketplace, ou seja: lugar de compras. Nesse sentido, podemos definir esse P como lugar de compras: canais de vendas e pontos de distribuição, sejam eles digitais, sejam físicos.
Para que serve o mix de marketing? A finalidade do mix de marketing é despertar o interesse nos clientes, gerando desejo de compra e melhorando a experiência do cliente. Ele precisa ser pensado de acordo com o nicho, o estilo da empresa em questão e a persona.
O que é estratégia de praça? A estratégia de Ponto de Venda (Praça) detalha que pessoa/negócio poderá ser um consumidor em potencial. Entretanto, antes de se pensar em um plano, algumas perguntas devem ser avaliadas. São elas: Como a distribuição de produtos/serviços será organizada e sistematizada?
Para o marketing, a definição de preço é muito mais do que somente a estipulação da quantia monetária necessária para a aquisição da oferta que alguém está realizando. De uma forma rápida e indolor, preço é a quantidade financeira necessária para a aquisição de uma oferta.
Como funciona a SAVE? O principal objetivo da teoria elaborada pela Harvard Business Review é raciocinar os Ps tradicionais por uma ótica diferente e menos simplificada, de modo a atingir áreas esquecidas pela teoria antecedente.
O que é o “P” de praça? O P de Praça, conhecido como ponto de venda (PDV) ou ponto de distribuição, são os locais onde as empresas vendem aqueles produtos que tem ofertado ao público. Sendo assim, é na praça que os clientes poderão ter contato com os produtos e serviços de uma organização.
Canais de distribuição são meios que as empresas utilizam para realizar a entrega de um produto ou serviço para os seus clientes. Dessa forma, é por meio de um canal de distribuição que a empresa garante que um produto irá chegar na hora certa e na quantidade correta para o consumidor.
Na verdade, o que diferencia o marketing de serviços são características conhecidas por P's. Isso porque o marketing convencional consiste em 4 P's que são Praça, Preço, Produto e Promoção. Enquanto o marketing de serviços conta com 7 P's: Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Palpabilidade.
Os 4 Ps do marketing ajudam a alta direção a pensar sobre coisas estratégicas, mas que passam frequentemente despercebidas. Por exemplo, qual o diferencial do seu produto e como comunicar isso aos consumidores finais? Assim, seu posicionamento é melhorado.
Como falamos Philip Kotler é considerado “pai do marketing”, isso porque além de ser um especialista em marketing, ele já ocupou cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM. Além disso ele é o criador de termos como Marketing Social, Demarketing e outros.