Coerência textual
- sintática (relações estruturais)
- semântica (relações de sentido)
- temática (continuidade do assunto)
- pragmática (contextual)
- estilística (uso da variedade linguística adequada)
- genérica (uso do gênero textual apropriado)
Quais são os tipos de coerência?
São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.O que é a coerência pragmática?
Assim, a coerência pragmática consiste num trabalho dos interlocutores sobre as possibilidades de interpretação do texto numa dada situação. A coerência pragmática também está relacionada a sequências de atos de fala, do tipo pergunta/resposta, pedido/atendimento ou pedido/recusa, por exemplo.O que é a coerência sintática?
Coerência sintáticaEsse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. A coerência sintática evita a ambiguidade e garante o uso adequado dos conectivos, deixando, assim, as frases mais fluidas e fáceis de compreender.
Quais são os três princípios da coerência?
A coerência textual reside nas entrelinhas da redação, e existem três princípios básicos para que ela seja respeitada: 1- Princípio da não contradição; 2- Princípio da não tautologia; 3- Princípio da relevância.Coesão e coerência [Prof. Noslen]
Quais são as regras da coerência?
Charolles (1978) propõe quatro meta-regras de coerência: repetição, progressão, não-contradição e relação. Segundo a meta-regra de repetição, um texto, para ser coerente, deve conter, em seu desenvolvimento linear, elementos de recorrência estrita.O que é coerência semântica exemplos?
A coerência semântica garante o desenvolvimento lógico das ideias, isto é, sua função é colaborar para a construção de argumentos harmônicos e livres de contradição. Gosto de vermelho, mas não gosto muito de vermelho. Ficou sem sentido? É porque faltou a coerência semântica.O que é a coesão referencial?
A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.O que é coerência narrativa?
Coerência narrativa ― respeito às implicações lógicas presentes nas partes da narrativa. EX: numa narrativa o que é posterior depende do que anterior.O que é coerência figurativa?
Coerência figurativa (continuação) – compatibilidade entre as figuras que manifestam certo tema. do ponto de vista de sua localização no tempo e de respeito a leis de sucessividade, “Houve grande mortalidade devido ao excessivo número de casos de câncer que acometeu Hiroshima pouco antes de a bomba ser lançada”.O que é uma coerência genérica?
⇒ Coerência genérica: está relacionada à escolha adequada do gênero textual. Existe um gênero disponível para cada ato de fala e escrita: por exemplo, se a intenção de quem escreve é anunciar algum produto para a venda, provavelmente ele optará pela linguagem utilizada nos classificados de um jornal.O que é a coesão sequencial?
A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão. As diversas flexões de tempo e de modo dos verbos, bem como as conjunções, são, de modo geral, os responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da coesão sequencial nos textos.O que é coerência pragmática exemplos?
♣ Coerência pragmática: acontece quando as condições do contexto são favoráveis aos atos de fala dos interlocutores. Por exemplo, quando fazemos uma pergunta para um interlocutor, a coerência pragmática exige que ele elabore uma resposta, dando sequência então aos atos de fala e à comunicação.O que é coerência temporal?
Coerência temporalSe consideramos o campo elétrico em um ponto P em dois instantes distintos t e t+T se define o tempo de coerência como o máximo valor de T para que a diferença de fase entre o campo em ambos pontos permanece predizível.
O que é uma coerência interna?
– Coerência interna é o “fazer sentido“. É a possibilidade de ser compreendido e de se articular com os outro elementos do texto. Se você se propõe a defender uma ideia em sua redação e, em seguida, apresenta elementos que sustentem o ponto de vista contrário, seu texto irá incorrer em incoerência interna.Quais são os 3 tipos de coesão?
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.O que que é catáfora?
Na linguística, a catáfora (do grego Kαταφορά, κατά, kata, "para baixo" e φέρω, pherō, "eu carrego"), é o uso de uma expressão utilizado para designar uma unidade verbal (uma palavra ou uma frase) que prepara uma informação a ser trabalhada/apresentada no texto.O que é coesão por anáfora?
Anáfora pode referir-se a uma figura de linguagem que repete uma mesma palavra ou expressão no início das orações, ou à retomada de uma expressão no enunciado, gerando coesão.Quais são os 3 tipos de coerência?
A coerência semântica tem a ver com relações de sentido entre palavras ou expressões de um texto. A coerência temática ocorre quando não há fuga do tema. A coerência pragmática está associada aos elementos extralinguísticos. A coerência estilística acontece quando o texto utiliza a variedade linguística adequada.É um exemplo de falta de coesão?
Veja o exemplo de texto sem coesão:É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte, não tem o que dizer, são só palavras, saiba que o que eu sinto não mudará...” Para ter coesão e coerência o trecho poderia ser escrito da seguinte forma: Se é só isso, então não tem mais jeito, por isso acabou.
Quais são os erros de coesão?
Conheça os 4 principais erros no uso de conectivos
- Ausência. (Fonte: Tenor/Reprodução) A ausência de conectivos pode comprometer a coesão de um texto, ou seja, a lógica da mensagem expressada. ...
- Excesso. (Fonte: Tenor/Reprodução) ...
- Períodos longos. (Fonte: Tenor/Reprodução) ...
- Uso do conectivo errado. (Fonte: Tenor/Reprodução)
O que é coerência genérica?
GenéricaA coerência genérica trata exatamente disso. Em um texto copy, por exemplo, a escolha de linguagem deve ter elementos persuasivos, já que a intenção é convencer. Agora, se o objetivo é contar uma história, então, a escolha de gênero deve ser relacionada, como um conto ou uma crônica.