Padrão de demanda estacionário; 2. Padrão de demanda estacionária sazonal; 3. Padrão de demanda com tendência; 4. Padrão de demanda com tendência e sazonalidade.
Os padrões de demanda são resultados da variação da demanda com o tempo, ou seja, do crescimento ou declínio de taxas de demanda, sazonalidades e flutuações gerais causadas por diversos fatores (BALLOU, 2001). Há dois tipos de padrões de demanda, os padrões de demanda regular e de demanda irregular.
Podemos destacar dois tipos de previsão de demanda logística: qualitativo e quantitativo. Porém, eles devem ser feitos com base nas necessidades da empresa.
Existem dois tipos de abordagens para a realização da previsão de demanda: a qualitativa e a quantitativa. Antes de mais nada, porém, o administrador deve ter claro algumas coisas para que o prognóstico seja o mais próximo do ideal: selecionar o produto ou serviço que será o foco da análise e o horizonte temporal.
A demanda indesejada é diferente da demanda negativa. Na demanda negativa, o produto é útil para o cliente, mas o cliente não o quer, enquanto na demanda indesejada, o produto não é útil para o cliente, mas o cliente o exige.
Outra função importante é a identificação dos padrões de demanda, que consiste em identificar os períodos de maior e menor demanda de um determinado produto. Com essa informação, a empresa pode planejar a produção e o estoque de forma mais eficiente.
Quais são as 8 demandas de Kotler? Segundo Kotler; Keller (2012), existem oito tipos de demandas, quais são elas? c. Demanda negativa, demanda inexistente, demanda latente, demanda em declínio, demanda irregular, demanda plena, demanda excessiva, demanda indesejada.
Há dois tipos que se opõem e acarretam diferentes formas de fazer a gestão de estoque: a demanda dependente e a demanda independente, também conhecida como dinâmica.
Quais são os 4 principais fatores que influenciam a demanda?
Os fatores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do cliente entre outros.
Quais são os 5 cinco fatores que influenciam a demanda?
Esses fatores incluem a renda dos consumidores, a disponibilidade de crédito, os preços de bens e serviços relacionados, as preferências dos consumidores e a demografia.
A demanda de mercado é a quantidade de um produto ou serviço que os consumidores estão dispostos e têm a capacidade de adquirir em um determinado momento, considerando os fatores que afetam suas escolhas e comportamentos de consumo.
AS ORGANIZAÇÕES TÊM DEMANDA PLENA QUANDO ESTÃO SATISFEITAS COM O VOLUME DE NEGÓCIOS. Exemplo – Produtos globais. ALGUMAS ORGANIZAÇÕES TÊM UM NÍVEL DE DEMANDA MAIOR DO QUE O NORMAL OU DO QUE PODEM ADMINISTRAR. Exemplo – Potencial de clientes maior que o normal.
Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras, por exemplo).
São classificados como demanda latente qualquer produto ou serviço que seja necessidade do público, mas que ainda não existe no mercado. O motivo da demanda latente pode ser por falta de qualificação e insatisfação do cliente em relação aos que já existem, obviamente de qualidade inferior ou insatisfatória.
A demanda, por sua vez, relaciona a necessidade que aquele produto sacia e a quantidade de pessoas dispostas a pagar por ele. Dessa forma, sempre que você vai ao supermercado, há uma oferta (de água, por exemplo) e uma demanda (a sua sede).
Nesse caso, os cinco principais determinantes da demanda individual: renda, preços de bens substitutos e complementares, preferências dos consumidores e expectativas futuras. Esses cinco determinantes da demanda estão interligados e variam de acordo com diferentes contextos econômicos e sociais.
2) Função demanda – Demanda é uma função que explica as várias quantidades que os consumidores estarão dispostos a retirar do mercado, de um produto ou serviço econômico, conhecido o preço, a uma certa unidade de tempo qualquer.
Os métodos qualitativos e os causais estão mais bem associados a previsões de médio e longo prazos. A análise de séries temporais bem como os métodos dos diversos tipos de médias e de suavização exponencial são indicados como os mais adequados para previsões de curto prazo.
A previsão de demanda pode ser entendida como um tipo de prognóstico no qual é possível prever a quantidade de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá fazer em determinado período de tempo.