Introdução. Existem no corpo humano vários tipos de tecido, os principais são: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por células de formas e funções parecidas.
Tecido ósseo: Forma os ossos, que, em conjunto, formam nosso esqueleto (Ver figura abaixo); Tecido adiposo: É o tecido no qual a gordura está armazenada; Tecido cartilaginoso: Forma as cartilagens do corpo, como aquela encontrada em nossas orelhas; Tecido hematopoiético: Responsável por formar as células sanguíneas.
Os tecidos podem ser definidos como agrupamentos de células que apresentam formas e funções semelhantes. Podemos classificar os tecidos humanos em quatro tipos fundamentais: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.
O tecido epitelial está presente na pele, que é considerado o maior e mais denso órgão do corpo humano. Esse órgão protege o organismo dos agentes externos ao corpo e também proporciona a manutenção da temperatura corpórea.
Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial.
TODOS OS SERES VIVOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS: é a menor estrutura dos seres vivos. Todos os seres vivos são formados por estruturas bem pequenas, chamadas células.
O tecido epitelial é responsável por diversas funções, como proteção, absorção, secreção e excreção. Além disso, também tem como função a formação das glândulas. Revestimento de superfícies: essa função é de extrema importância, pois é o tecido epitelial que protege a superfície revestida de choque mecânicos.
Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.
O tecido adiposo é um dos tecidos conjuntivos especializados, no qual predominam as células adiposas, denominadas adipócitos, que armazenam gordura. Quando os adipócitos formam grandes agregados, constituem o tecido adiposo, que é distribuído em várias regiões do corpo.
Introdução. Existem no corpo humano vários tipos de tecido, os principais são: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por células de formas e funções parecidas.
O tecido sanguíneo é considerado um tipo especial de tecido conjuntivo em que células en- contram-se separadas por grande quantidade de matriz extracelular (plasma). O plasma correspon- de a 10% do volume sanguíneo, sendo composto de componentes de baixo e alto peso molecular.
Os tecidos podem ser produzidos com fibras naturais ou sintéticas. Naturais: algodão, linho, seda, fibra de coco ou cânhamo. Sintéticos: poliéster, poliamida, elastano.
Órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos, formados por células. Os órgãos que trabalham juntos para a realização de uma tarefa específica formam os chamados sistemas.
O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
As funções básicas dos epitélios são proteção (pele), absorção (intestinos delgado e grosso), transporte de substâncias sobre a superfície (mediado por cílios), secreção (glândulas), excreção (túbulos do rim), trocas gasosas (alvéolos pulmonares) e deslizamento entre superfícies (mesotélio de serosas).
A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo. As diferenças em sua matriz extracelular nos tecidos conjuntivos especializados faz com que seja capaz de absorver impactos, resistir à tração ou ter elasticidade.
O esmalte é o tecido de maior teor mineral presente no corpo humano, não sendo possível sua reposição depois de perdido, uma vez que é um tecido acelular.
37.000.000.000.000 células no corpo humano! cerca de 0,6% do total. O estudo também calculou o número de bactérias que vivem em harmonia com nosso corpo. São 38 trilhões de bactérias, mais do que as células humanas!
As células constituem a menor parte viva do nosso corpo, sendo consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Nosso corpo é formado por milhares dessas pequenas estruturas.
O que é? Localizado na coxa, o fêmur é o osso mais extenso e pesado do corpo humano. Ele articula-se com o osso do quadril (osso ilíaco), com a tíbia, e com a patela.