Uma pessoa com temperamento colérico costuma ser líder naturalmente. Ela é criativa, mas tende a ser impaciente e intolerante e ter uma visão mais egoísta. Seu maior desafio é conseguir entender outras perspectivas além da sua e aceitar diferentes possibilidades de caminho.
O tipo fleumático é diplomático, pacificador, místico e com tendência a ser bonachão. É muito amigável, agradável e, geralmente, alegre e sorridente. É extremamente calmo e dificilmente se zanga, mas, também, raramente demonstra grandes emoções. Não gosta de confrontos e de desavenças.
Conheça os 4 Temperamentos, e como isso pode afetar sua vida | SejaUmaPessoaMelhor
Como é uma pessoa melancólica?
A melancolia se manifesta como uma apatia generalizada, uma total ausência de ânimo. A inércia e o tédio também são características marcantes de um indivíduo melancólico. Viver na melancolia é como se preencher de um vazio.
O temperamento mais profundo é o melancólico. Os melancólicos são sensíveis em suas emoções, são pessoas detalhistas, que gostam de ficar mais quietinhas. Possuem dificuldade de expor as suas emoções e sentimentos, são fiéis e desconfiados. São pessoas leais, sensíveis e dedicadas.
Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo; Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões; Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas; Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.
A maneira mais eficaz de determinar seu tipo de temperamento é consultando um especialista em saúde mental . Eles estão equipados com melhores ferramentas e experiência para avaliar seu comportamento e respostas.
Por outro lado, pessoas de temperamento colérico fleumático (Col-Fle) são teimosos, guardam ressentimento e tem certa dificuldade para reconhecer os erros.
Por exemplo, os temperamentos colérico e melancólico são os que mais guardam rancor. Enquanto os primeiros deixam claro que estão bravos, magoados, os melancólicos guardam veladamente. Ou seja, por fora está tudo bem, mas ainda estão se lembrando daquilo.
O tipo colérico é determinado, persistente, objetivo e explosivo. É passional, emotivo, dramático e intenso. Gosta de liderar, resolver problemas e tomar a iniciativa.
Manso e humilde, mas não passivo. Quando foi necessário, agiu energicamente, como fez com os comerciantes que haviam transformado o templo num mercado. Também foi muito duro com os fariseus, que gostavam aparentar uma falsa religiosidade.
Não gosta de ser o centro das atenções. Tem dificuldade de se impor e de confrontar situações ou pessoas. Pode ser rancoroso e vingativo. Sua falta de emoção pode constranger os outros e fazê-lo parecer antipático.
E o temperamento fleumático é reconhecido pela sua características marcante com quem é mais fácil de se relacionar, é estável e equilibrado, de fácil convivência, é o mais agradável de todos os temperamentos. Outras características marcantes são a lealdade, diplomacia, eficiência e o ceticismo.
Vale relembrar que você pode se identificar com tipos de temperamento diferentes, e trazer manifestações fortes de ambos em sua personalidade. O Supina é o temperamento mais raro de todos. É um talentoso, tipo do perfeccionista, sacrificado, com uma natureza emocional muito sensível.
Veja quais são as características principais de cada temperamento: 1) Sanguíneo: são pessoas extrovertidas, sociáveis, otimistas, cheias de entusiasmo. Costumam ser espontâneas, mas também são impulsivas e têm dificuldade em manter atenção. Perdem o foco com facilidade e se adaptam bem às mudanças.
Moisés é um exemplo de personagem bíblico que evidencia o temperamento melancólico e de como Deus age em nós. Ele foi educado para ser príncipe, permaneceu 40 anos no deserto cuidando de um rebanho. Era um homem tímido, mas deixou-se guiar por Deus, sendo conduzido a liderar uma nação, um povo escolhido.
A pessoa melancólica costuma ser boa em planejamento, pensando de maneira organizada. Ela geralmente é a especialista, sendo profunda na busca de conhecimento e muito pensativa. É um temperamento motivado pela busca da perfeição. Por isso, é uma pessoa detalhista, nada lhe escapa.
O que é sanguíneo colérico fleumatico melancólico?
Colérico e sanguíneo são os temperamentos “da raiva”, ou seja, quando algo dá errado a primeira emoção que sentem é a raiva. Já melancólico e fleumático, eu chamo de temperamentos da tristeza, pois essa é a primeira emoção que sentem quando algo indesejado acontece.
O melancólico é muito sensível, retraído, pessimista e procura o isolamento e a solidão. É também suscetível, rancoroso e difícil de se reconciliar; tende a ser inseguro e muito vulnerável, lento no trabalho, indeciso e introvertido. Tende a ser muito criativo e perfeccionista.
Temperamento melancólico: pessoas analíticas, detalhistas, pensativas, profundas e emotivas. Temperamento fleumático: pessoas relaxadas, pacíficas, tranquilas e descontraídas. Temperamento sanguíneo: pessoas entusiastas, ativas e sociáveis.
✨ 📌 O Melancólico se sente amado com TOQUE FÍSICO e PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Adoram ser abraçados com ternura ecarinho. Beijo na testa, bochecha e toques suaves são de extrema importância para ele. Não levante a voz ou você vai perdê-lo emocionalmente.