Os cinco grupos de processos necessários para o desenvolvimento de qualquer projeto de acordo com o PMBOK (2004) são os processos de iniciação, processos de planejamento, processos de execução, processos de monitoramento e controle e processos de encerramento.
O gerenciamento de projetos PMBOK são conduzidos a partir de 5 subgrupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Cada grupo pode ser encerrado ao fim de um ciclo ou ser acompanhado de forma contínua, tendo entradas e saídas próprias – mas sempre de forma conectada.
Já os cinco grupos de processos do PMBOK são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Esses, que são utilizados para estruturar e categorizar de forma eficiente todos os processos da gestão do projeto.
PMBOK GRUPOS DE PROCESSOS E CICLO DE VIDA DO PROJETO
Quantas áreas têm PMBOK?
Além disso, o PMBOK detalha dez áreas de conhecimento, que incluem integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, risco, aquisições e gerenciamento de stakeholders. Cada área de conhecimento contém processos que precisam ser gerenciados e conduzidos ao longo do ciclo de vida do projeto.
O Guia PMBOK 7 traz algumas diferenças com relação à versão 6, e uma delas é que as versões anteriores se baseavam em processos, a sétima muda para uma perspectiva de 12 (doze) Princípios de Gerenciamento de Projetos, que são considerados como a espinha dorsal dos Padrões.
Os Grupos de Processos são atividades sobrepostas que ocorrem ao longo de todo o Projeto; A saída de um Processo em geral torna-se uma entrada em outro Processo ou é uma entrega do Projeto, SubProjeto, ou Fase do Projeto; Se o Projeto estiver dividido em Fases, os Grupos de Processos interagem dentro de cada Fase.
Primeiro: ler os capítulos 1 ao 3. Ler a Introdução, Ambiente e O papel do Gerente de Projetos. Terceiro: Voltar para ler a 1º parte mas ler do capítulo 4 ao 13 que são os 49 processos divididos nas 10 áreas de conhecimentos, formando um fluxo de processos, como descrito na figura a seguir.
Quais são os 5 pilares do gerenciamento de projetos?
Resumo. A gestão de projetos possui cinco etapas fundamentais que podem ajudar a otimizar o seu próximo projeto e proporcionar um plano organizado à sua equipe. Estas etapas incluem o início, planejamento, execução, desempenho e encerramento.
O PMBOK® é um guia, um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas que descrevem o "ciclo de vida" de um projeto e podem ser usadas em qualquer ambiente.
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia de conceitos e ferramentas para descrever e fazer a gestão do “ciclo de vida” de um projeto, podendo ser utilizado em qualquer segmento. Nesse guia, se descreve técnicas, normas, métodos e práticas validadas por diversas organizações ao longo do tempo.
O Guia PMBOK é muito importante para o trabalho de organizar, já que explora três conceitos fundamentais para projetos: o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas de conhecimento.
Além dos grupos de processos, o Guia PMBOK 6a edição traz as 10 áreas de conhecimento: Integração, Escopo, Prazo, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas.
A definição do PMBOK® para EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ou WBS (Work Breakdown Structure) é: decomposição hierárquica orientada à entrega do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos e entregar o que foi requerido.
O Processo se classifica em: Processo de Conhecimento, Processo de Execução e Processo Cautelar. No Processo de conhecimento ocorre a necessidade das partes de levar ao conhecimento do juiz, os fatos e fundamentos jurídicos, para que ele possa substituir por um ato seu a vontade de uma das partes.
A sétima edição do PMBOK, lançada em 2021, trouxe várias mudanças em relação à versão anterior. Uma das principais diferenças é a mudança na estrutura do guia.
Traduzido como “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos”, o PMBOK® é o guia de padrões e teorias reconhecidas internacionalmente para a gestão de projetos. Com base em experiências e resultados reais, ele apresenta os processos, ferramentas e técnicas que são mais eficazes na área.
Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021. PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021. MONTES, Eduardo.
O PMBOK é um guia de boas práticas, diretrizes e definições relacionadas à gestão de projetos. O propósito do PMBOK é clarear o entendimento sobre o orçamento, qualidade, aquisição, cronograma e outras competências dentro de um mesmo projeto.
Os cinco grupos de processos necessários para o desenvolvimento de qualquer projeto de acordo com o PMBOK (2004) são os processos de iniciação, processos de planejamento, processos de execução, processos de monitoramento e controle e processos de encerramento.