Convencionou-se chamar de sentidos especiais as cinco modalidades sensoriais cujos órgãos sensoriais encontram-se na cabeça: visão, audição, equilíbrio, gustação e olfação.
Os estímulos sensoriais estão associados com os Sistemas Especiais, como visão, audição, gustação, olfação e vestibular, e com os sentidos somáticos, como tato, temperatura, dor, prurido e propriocepção.
O tato. O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.
Sexto sentido pode referir-se a: Percepção extrassensorial — chamada popularmente "sexto sentido" Intuição — conhecimento hipotético ou teórico alicerçado no pressentimento. Equilíbrio postural — ou senso da balança; sentido fisiológico comumente aceito além dos normalmente considerados "cinco sentidos"
Os sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato, vestibular e proprioceptivos) têm a capacidade de transformar os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos, que são transmitidos ao sistema nervoso central que determina as diferentes reações do nosso organismo.
Testes de laboratório conduzidos nos Estados Unidos sugerem que o nariz humano é capaz de detectar uma variedade astronomicamente alta de cheiros: pelo menos 1 trilhão.
A sensibilidade que nos permite qualificar precisamente as impres- sões mecânicas em relação ao local de estimulação é mediada pelo tato fino (ou epicrítico). Já a sensibilidade que cujos estímulos resultam numa sensação de tato grosseiro, são chamados de protopático.
Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
O ser humano possui cinco sentidos: os olhos para ver, a língua para saborear, o nariz para cheirar, os ouvidos para escutar e a pele para sentir o toque. De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão.
O giro pós-central é conhecido como córtex somatossensorial (áreas 3, 1 e 2 de Brodmann). Ele se encontra entre os sulcos central e pós-central, e essa é a região do cérebro que recebe e integra informações sensitivas relacionadas ao toque e à percepção da posição do corpo e dos movimentos.
Você sabia que nós temos 32 sentidos no nosso corpo? Sim, nós temos mais do que os clássicos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e todos eles são preciosos para nossa sobrevivência.
Os seres humanos têm cinco sentidos: audição, olfato, tato, paladar e visão. Eles nos garantem a percepção do ambiente em que estamos inseridos, reconhecendo tudo que está ao nosso redor, identificando se algo oferece ou não perigo à nossa sobrevivência.
Trata-se da cinestesia, também chamada de propriocepção. Basicamente, é a percepção que se tem de si mesmo em relação ao que existe ao redor, ou seja: a capacidade de identificar a própria posição e as partes do corpo no espaço de forma inconsciente, sem abrir os olhos ou encostar em algo, por exemplo.
Assim como o nosso ser material possui cinco sentidos(paladar, tato, olfato, visão e audição), também os possui nosso ser espiritual. Desenvolver a sensibilidade espiritual é necessário. Se nosso ser interior não for construído, não ouviremos claramente Deus.
A intuição feminina é uma habilidade que permite perceber e antecipar as necessidades, desejos e emoções dos consumidores, sendo um diferencial que pode ser usado para criar estratégias de marketing mais eficientes, inovadoras e humanizadas.
São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.
Muitas vezes abordado com caráter místico em histórias sobrenaturais, o sexto sentido na realidade existe e é nada mais que um nome popular dado a um sistema conhecido do corpo que mistura informações de todos os outros cinco e é chamado de propriocepção, ou cinestesia.