Os 6 P's do varejo não são nada mais do que uma estratégia de marketing para que uma empresa possa manter seus produtos e serviços de forma competitiva no mercado. Eles são um aprofundamento dos tradicionais 4 p's do marketing formulados por Jerome McCarthy e depois popularizados por Phillip Kotler.
Quais são os 4 Ps do Marketing e qual é a função de cada um?
Os 4 Ps do Marketing representam os quatro pilares de uma estratégia — Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.
DESCOMPLICANDO OS 6 P's DO MARKETING PARA O VAREJO
Quais são os 8 P's do marketing?
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Objetivo (qual problema ele busca resolver); Design (cor, formato, tamanho, estilo); Qualidade (quais materiais serão utilizados, qual será seu ciclo de vida); Diferencial (como se destaca dos concorrentes);
Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.
Entretanto, foi em 1960,que Jerome E. McCarthy (1978), na primeira edição do seu livro Basic Marketing: a managerial approach, apresentou uma estrutura inovadora, usando a classificação do marketing mix, que ele chamou de 4Ps, popularizando produto, praça, promoção e preço, como os seus quatro elementos.
Trata-se de Produto, Preço, Praça e Promoção, também conhecidos como marketing mix. Como deve dar para supor, cada um destes 4 Ps corresponde a definições fundamentais que você deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
Os 5Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing, se referem à alguns pilares básicos desta ciência, sendo eles o Preço, Praça, Promoção, Produto e Pessoas.
O termo caracteriza uma série de ações de comunicação voltadas para vendas, que podem ser aplicadas por empresas varejistas para elevar os seus lucros. Na prática, se vale dos elementos básicos do marketing tradicional, como produto, praça, preço e promoção.
Os 4 PS que compõe o marketing são: - Produto: Aquilo que a empresa oferta; - Preço: O valor a ser cobrado do cliente; - Praça: O ambiente de oferta do produto/serviço; - Promoção: Como você irá promover seu produto/serviço.
Para que serve o mix de marketing? A finalidade do mix de marketing é despertar o interesse nos clientes, gerando desejo de compra e melhorando a experiência do cliente. Ele precisa ser pensado de acordo com o nicho, o estilo da empresa em questão e a persona.
O P de Produto no Mix de Marketing é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis oferecidos ao público-alvo, relacionando-o diretamente à demanda do mercado, ou seja, está ligado à ideia de satisfazer um desejo ou uma necessidade de um mercado e seus consumidores.
O P de Praça, conhecido como ponto de venda (PDV) ou ponto de distribuição, são os locais onde as empresas vendem aqueles produtos que tem ofertado ao público. Sendo assim, é na praça que os clientes poderão ter contato com os produtos e serviços de uma organização.
O 'P' de promoção nada mais é do que a maneira de divulgação do produto. Não se trata apenas dos canais de divulgação, mas também da comunicação e da linguagem que será usada para atingir suas personas.
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.
O mix de marketing (ou composto de marketing) é um conjunto de elementos que representam as atividades abraçadas pelo marketing. Seu principal objetivo é gerar o desejo de compra no consumidor.
Em resumo, o produto é tudo aquilo que é disponibilizado ao consumidor, pensando nas necessidades do público-alvo. Na estratégia dos 4 Ps do marketing, ter essa definição significa entender o que a sua oferta precisa para se destacar dos concorrentes e conquistar os clientes.
Analisando os quatro pontos principais, que são: Preço, Produto, Promoção e Praça, é possível verificar todos os pontos necessários para que as tomadas de decisões da empresa diante dos cenários de concorrência, de tendências e inovação.
Qual é um dos 3 principais objetivos do marketing?
Abaixo, seguem exemplos de objetivos de marketing mais comuns: Aumentar o market share. Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes. Garantir a satisfação dos clientes.