O planeta Terra possui seis grandes continentes: África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártida. Os continentes formaram-se no período Pré-cambriano, há cerca de 4,5 bilhões de anos, sobre as placas tectônicas, que inicialmente estavam agrupadas em uma imensa massa territorial, a Pangeia.
A teoria dos 7 continentes é aquela que mais separa cada faixa de terra, ela é muito usada na América do Sul para evidenciar os diferentes processos históricos de colonização. Sendo assim, temos que os seus 7 continentes são: África. América do Norte.
O continente asiático é o mais extenso e o mais populoso do mundo. A Ásia, situada no Hemisfério Oriental e com a maior parte do território no norte, é o maior continente do mundo tanto em extensão territorial quanto em população.
O Brasil é o maior país da América do Sul; seu território ocupa quase a metade do continente sul-americano (47,3%), com uma superfície de 8.515.767,049 quilômetros quadrados.
→ Oceania. Com área de 8.564.000 km², a Oceania é o menor continente do mundo. Dentre os continentes habitados, é também o menos populoso, com 43.220.000 habitantes, o que corresponde a somente 0,54% da população mundial.
Podemos notar que existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares. Conheça a seguir as principais características de cada um deles. Não pare agora...
A Terra está dividida em seis grandes continentes: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. A África apresenta um grande crescimento populacional e um alto índice de vulnerabilidade social. A América é regionalizada classicamente em América do Norte, América Central e América do Sul.
Geograficamente, o Brasil está situado em um ponto privilegiado do continente sul-americano e é considerado uma potência, destacando-se no campo político e econômico.
Com cerca de 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes (a Antártida) possui o menor contingente populacional), correspondendo a apenas 0,5% da população mundial.
Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo.
Qual é o continente que não está dividido em países?
O continente que não é dividido em países ou estados nacionais é o continente da Antártida, com cerca de 14.000.000 km², por ser praticamente inóspito e não habitado, além da população não efetiva de militares e pesquisadores científicos.
"A Antártica deve ser utilizada exclusivamente para fins pacíficos. São proibidas todas as medidas de carácter militar, tais como o estabelecimento de bases e fortificações militares, a realização de manobras militares e o ensaio de todo o tipo de armas", afirma o tratado no seu primeiro artigo.
Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil, localizada na Serra Catarinense. Com temperaturas abaixo de zero e fenômenos climáticos únicos, é o destino perfeito para vivenciar o inverno brasileiro.
Este artigo consiste numa lista de Estados soberanos do mundo, incluindo informação sobre o estatuto e reconhecimento da sua soberania. Divisão política do mundo, 2015. A lista contém 206 entidades.
O México é o único país da América Latina que também faz parte da América do Norte (lembre que são regionalizações diferentes da América). Limita-se ao norte com os Estados Unidos, ao sul com os países da América Central, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.