São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!
Habilidades psicomotoras são as atividades relacionadas ao processo de amadurecimento do sistema nervoso. Elas envolvem equilíbrio, lateralidade, tonicidade, imagem corporal, organização espaço-temporal, coordenação motora global e fina etc.
Os elementos psicomotores são: esquema corporal, imagem corporal, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal, motricidade fina (práxis fina) e coordenação motora ampla (práxis global). Estes estão diretamente relacionados com a maturação do sistema nervoso central, sendo observados na avaliação.
Quais os 7 fatores psicomotores avaliados pelo teste de Vitor da Fonseca?
Para Fonseca (2012), a bateria psicomotora (BPM) compreende sete fatores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina, que se subdividem em 26 subfatores.
Quais são os fatores psicomotores citados por Fonseca?
É composta por 7 fatores psicomotores distribuídos em 3 unidades funcionais de Luria (FONSECA, 1995) que assim se distribuem: Tonicidade e Equilibração; Lateralização, Noção do corpo, Estruturação espaço-temporal; Praxia Global e Praxia Fina.
O que é avaliação psicomotora de Vitor da Fonseca?
A BPM (bateria psicomotora) elaborada por Fonseca (1995) é um instrumento utilizado na avaliação psicomotora em crianças com dificuldade de aprendizagem e o objetivo deste estudo está em analisar sua aplicabilidade para avaliação de crianças com deficiência mental.
Refere-se a uma consciência corporal que evolui com explorações e vivências do seu próprio corpo. É estimulado com manipulações, deslocamentos e sensações proprioceptivas em relação ao mundo exterior.
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
Um instrumento de avaliação do perfil de desenvolvimento psicomotor é a bateria psicomotora, seus resultados sugerem se a criança está dentro dos padrões esperados para a normalidade, e a partir disso perceber se há algum indicativo de dificuldades ou patologias.
Quais são os 4 pilares do desenvolvimento psicomotor?
Estimular os principais pilares do desenvolvimento infantil é muito importante. São eles: linguagem, cognitivo, socioemocional e motor. Acompanhe as matérias do site, ao longo deste 12 de outubro, e saiba mais sobre cada um deles. Começando pela linguagem!
De acordo com o modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun (2005), o desenvolvimento motor está dividido em quatro fases: Motora reflexiva; Motora rudimentar; Motora fundamental; e Motora especializada.
Portanto, o desenvolvimento psicomotor envolve atividades para o corpo como um todo. Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.
1. [ Medicina ] Relativo, simultaneamente, a funções motoras e a funções psíquicas (ex.: desenvolvimento psicomotor). 2. Diz-se do comportamento da criança em relação à aquisição dos reflexos (maturação).
O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, já psico determina a atividade psíquica em duas fases, a sócio-afetiva e cognitiva.
Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.
O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.
Qual a diferença entre motricidade e psicomotricidade?
De forma mais abrangente, a psicomotricidade estuda os indivíduos e seus movimentos, com as realizações motoras, afetivas, o sujeito e seu meio social, quanto a motricidade, a mesma foi desenvolvida pela área da educação física e, desde então, a utilizamos para que possamos ensinar as crianças a caminhar, correr, ...
São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!
No âmbito da organização da psicomotricidade, o tônus tem uma função primordial. É ele quem garante, as atitudes, as posturas, as mímicas, as emoções, o controle afetivo etc., de onde emergem, por conseqüência, todas as atividades motoras humanas e constitui um meio de preparação da representação mental.
Assim a bateria psicomotora (BPM) é um instrumento de avaliação que analisa os seguintes itens: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina, o que possibilita descrever o perfil psicomotor de crianças em apráxico, dispráxico, eupráxico ou hiperpráxico, ...
A psicomotricidade é utilizada para detectar dificuldades de aprendizagem pela análise do desempenho da criança, a história de experiência lúdico-motora e o perfil de adaptabilidade em cada etapa do desenvolvimento.
Quais são os três objetivos da prática psicomotora?
A Prática Psicomotora Preventiva insere-se no campo da educação e seu objetivo principal é favorecer, dentro do quadro educativo, as aquisições psicomotoras da criança como a comunicação, a criação e o acesso ao pensamento operatório.