A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Em cinco períodos, épocas ou idades — ao que se denomina periodização clássica da história — como a Pré-história, a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
A divisão da História consiste na divisão cronológica dos acontecimentos estudados em cinco fases que são encontradas nos livros didáticos. Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos, o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina.
Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada.
Pré-História foi o primeiro período da história da humanidade, caracterizado pela adaptação dos primeiros hominídeos ao ambiente e suas transformações ao longo do tempo. O ser humano do Paleolítico era caçador, pescador e coletor, utilizando instrumentos feitos com pedra lascada.
A Idade Antiga é um período da história iniciado quando o ser humano desenvolveu a primeira forma de escrita na Suméria, por volta de 3500 a.C. Esse tempo faz parte de uma periodização, desenvolvida por historiadores modernos, que estabeleceu o seu fim em 476 d.C., quando o Império Romano do Ocidente teve fim.
Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a Queda da Bastilha, em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
H. habilis é a espécie mais antiga do gênero Homo, viveu no leste Africano há aproximadamente 2.2 a 1.6 milhões de anos atrás. Foram descobertos só alguns restos fósseis, porém estes espécimes exibem uma tendência clara no aumento do tamanho do cérebro.
Algumas espécies como o Australopithecus garhi, Australopithecus sediba, Australopithecus africanus, e Australopithecus afarensis, são apontadas como ancestrais ou irmãs dos hominídeos.
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.
A Era de Aquário se refere a um extenso período em que o Sol transita pela constelação de Aquário durante o equinócio de primavera, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Entenda! É importante esclarecer que a Era de Aquário não teve início em 2024, e tampouco está prestes a começar.
As quatro eras geológicas que narram os processos de formação e transformação da Terra. O Planeta Terra formou-se há mais ou menos 4,5 bilhões de anos. A paisagem que hoje observamos ao andar pelas ruas, ao fazer uma trilha ou a olhar pela janela é muito diferente daquela de outros tempos.
A divisão em períodos foi criada por historiadores europeus com o objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da História. Inicia-se pela Pré-História, já chamada de “Idade da Pedra”, um termo não mais utilizado e daí seguindo para a Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A Idade Antiga é um período da história que se estende da criação da escrita, entre 4000-3500 a.C., até a desagregação do Império Romano, em 476 d.C. Nesse período estuda-se as grandes civilizações da Antiguidade e as formas desenvolvidas pelo ser humano nelas.