Qual a sequência da intubação?
Apesar do mnemônico, a sequência correta é primeiro realizar a indução e depois a paralisia. Nesse passo é administrada uma droga hipnótica (capaz de induzir o sono), seguida de um bloqueador neuromuscular (na maioria das vezes succinilcolina), em bólus e de forma rápida.Quais são os critérios para intubação?
Na emergência, as indicações mais comuns para intubação orotraqueal são:
- Insuficiência respiratória aguda;
- Oxigenação ou ventilação inadequadas;
- Proteção das vias aéreas em um paciente com depressão do nível de consciência.
Quantos tipos de intubação existem?
Há ainda, a diferença entre os tipos de intubação, que podem ser orotraqueal ou nasotraqueal. Descubra mais sobre os dois tipos a seguir.Quais são as drogas usadas na intubação?
As drogas de pré indução – Fentanil ou Lidocaína – têm como objetivo a supressão da resposta adrenérgica causada pela laringoscopia. Já as drogas de indução – Etomidato, Quetamina, Midazolam, Propofol e raramente Tiopental – visam, também, reduzir a resistência das vias aéras.Bolus de Emergência #10: 7Ps da IOT
Quais as drogas usadas na intubação?
Fentanil 3 mcg/kg peso magro (peso total + 30% do excesso de peso) e/ou lidocaína. Propofol: dose 1,5 a 3 mg/kg, não há contraindicação absoluta, porém produz hipotensão dose dependente. Vantagem: broncodilatação. Etomidato: dose 0,3 mg/kg, contraindicação: suprimir a produção adrenal de cortisol.Qual sedativo é usado na intubação?
Sedativos: midazolam, propofol, dexmedetomidina. Bloqueadores neuromusculares: atracúrio, rocurônio, cisatracúrio; vecurônio e pancurônio (menos usados); e succinilcolina (usada para a entubação)O que é um Tot?
O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.Qual o nível de saturação para entubar?
“Deve estar em 98% a saturação. Caso a medida baixar para 80%, o indivíduo pode desmaiar e ficar inconsciente. O pulmão serve para receber o oxigênio e levar à corrente sanguínea, dependendo da gravidade da pessoa, os primeiros equipamentos sejam insuficientes, tem que optar por um processo mais adequado”, detalha.Quando usar fentanil na intubação?
É utilizado em doses inferiores à anestesia geral, com objetivo de reduzir a resposta cardiovascular exagerada e o aumento da pressão intracraniana. Contudo, está associado com eventos adversos, como depressão respiratória e tórax rígido. A hipotensão também é um efeito temido.Quais são os 7 P da intubação?
Esse passo a passo gera os “P” da SRI: preparação, pré-oxigenação, pré-droga, paralisia após indução, posicionamento do paciente, passagem do tubo orotraqueal, pós intubação. Todavia, quando prevemos que o paciente tem uma via aérea difícil podemos executar a chamada intubação facilitada.Como saber se a intubação está correta?
Outra maneira de confirmar que o tubo está na posição correta, é através da capnografia, um dispositivo que nos dá a medida do CO2 exalado. A presença de CO2 no gás expirado é o método padrão-ouro para a confirmação do correto posicionamento de um tubo traqueal.Qual a posição do paciente para intubação?
A posição do farejador consiste em elevar a cabeça e mantê-la elevada com o suporte de um coxim. A técnica descrita corresponde à flexão do pescoço na sua base, ou seja, junto com a parte superior da coluna dorsal e a hiperextensão da cabeça, na altura da articulação atlanto-occipital.Quais os critérios de intubação?
Indicações de intubação orotraquealProteção de vias aéreas em paciente com rebaixamento de nível de consciência (ECG <=8); Distúrbios de oxigenação e relação ventilação-perfusão prejudicada; Obstrução de vias aéreas; Controle ventilatório durante cirurgias.