Ideologia é um conjunto de princípios que expressam uma determinada visão de mundo. São as ideias que representam um grupo de pessoas com ideias semelhantes sobre sociedade, economia, valores e política. As ideologias também podem representar um tipo de pensamento ou modo de funcionamento de uma época da história.
O conceito marxista de ideologia possui cinco características principais, nomeadamente: A naturalização, a universalização, a abstração, a lacuna e a inversão. vejamos cada um deles em separado.
A ideologia é um conjunto de ideias, crenças, valores e concepções que moldam a forma como as pessoas interpretam a realidade e se posicionam no mundo. Ela engloba perspectivas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, e está presente em diversos aspectos da vida cotidiana.
Explicando Todas as Ideologias Políticas em 7 Minutos
Qual é o verdadeiro sentido da palavra ideologia?
No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
De acordo com Priscila, as ideias são pensamentos frequentes e adaptáveis a novas realidades. Já a ideologia, por outro lado, é uma ideia engessada – e é preciso tomar cuidado para que isso não interdite o debate público.
A ideologia surge na produção intelectual e acadêmica, é consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada e diária (Exemplo). A sociedade de elite não produz sua ideologia, 'importa' elementos da ideologia liberal, sem as condições concretas em que aquela foi produzida.
Portanto, as ideologias podem ter por finalidade naturalizar conflitos para que eles sejam considerados aceitáveis, na tentativa de normalizar, justificar, amenizar e mesmo ocultar as tensões sociais.
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...
84 4 4 Todas as traduções de originais citados são de nossa autoria. ) , a ideologia está “essencialmente vinculada a relações de poder”, uma vez que se constitui como senso comum e tem como objetivo criar ou sustentar tipos de assimetrias e dominação na vida social.
No sentido da letra, o conceito de ideologia aparece como um conjunto de valores, princípios e doutrinas; seria o desejo de pertencer a um grupo que possui um modo de viver e conviver; o desejo de se “agarrar” em algo para acreditar, como uma ideologia política.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das ideias".
O poder da ideologia é um inarredável marco da teoria social contemporânea – e da sua crítica. Com esta obra excepcional, o húngaro István Mészáros consolidou a sua inscrição no pensamento marxista como exemplo máximo de radicalidade polêmica e de criatividade.
Por meio da ideologia a classe dominante busca fazer com que seus interesses e ideias transformem-se nos de todos, dificultando o surgimento de outros contrários aos seus. Desse modo, a elite tende a orientar, de acordo com seus objetivos, a conduta da sociedade e os valores dos indivíduos.
A ideologia implica a expansão infinita da sociedade através da expansão contínua (terraformação de planetas ou libertação de territórios). A ideologia implica também o controlo de muitas esferas da sociedade apenas para manter os direitos e as liberdades de cada cidadão e a ordem absoluta na sociedade.
Nesse contexto, a ideologia seria um importante instrumento no processo, já que ela é a representação dos interesses das classes sociais, seja no ocultamento da realidade antagônica de grupos divergentes ou mesmo na constituição de uma sociedade baseada em uma nova ordem social.
Ideologia no sentido positivo, ou neutro, é entendida como sendo uma cosmovisão, isto 6, um conjunto de valores, idéias, ideais, filoso fias de uma pessoa ou grupo. Nesse sentido, todas as pessoas, ou grupos sociais, possuem sua ideologia, pois é impossível alguém não ter suas ideias, ideais ou valores próprios.
No senso comum, a ideologia é vista, simplesmente, como uma crença bastante arraigada no pensamento e na forma de agir de um determinado indivíduo ou coletivo. Contudo, sociologicamente falando, ela determina muito mais do que o conjunto de valores que orientam a atuação individual ou coletiva.