São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
E se o violeta é a cor mais quente do espectro visível, então o material vai estar absorvendo todas as outras mais frias. Ou seja, um material vermelho tende a estar mais aquecido do que um material azul ou violeta, pois ele tem mais energia sendo absorvida.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.
Além de serem mais rápidas do que os elétrons, as ondas magnéticas têm comprimento de onda mais curta do que a luz, viabilizando também a miniaturização.
Telefones celulares e sem fio, antenas de telefonia celular instaladas nos aparelhos móveis e nas torres, radares e transmissões de rádio e TV, luz elétrica, torres de transmissão e distribuição elétrica, aparelho de micro-ondas, fiação elétrica em construções, equipamentos que emitem radiação infravermelha, redes Wi- ...
Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.
Os Raios gama não são tão energéticos, mas são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, são detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal. Por estas características esta radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células.
O Sol emite energia na forma de radiação de ondas curtas e esta, por sua vez, sofre um processo de enfraquecimento na atmosfera devido à presença das nuvens e de sua absorção por moléculas de gases ou de partículas em suspensão.
Além disso, a Umbanda entende este número como os 7 sentidos da vida ou as 7 qualidades de Deus que são representadas por 7 Orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.
Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.
A Praia do Norte da Nazaré conquistou fama mundial quando, em 2011, o surfista Garrett Mcnamara surfou ali uma onda de 23,8 metros, entrando para o Livro do Guiness como a maior onda surfada do mundo.
O atleta alemão é detentor do atual recorde mundial, tendo surfado uma onda de 26,21 m de altura em 2022. Após ter surfado a maior onda do mundo (26,21 m) em 2022, o surfista alemão de ondas gigantes, Sebatian Steudtner, de 38 anos, pode ter superado a própria marca.
O evento resultou na maior onda da história. O mega tsunami media 91,4 metros de altura, mas a onda seguinte tornou-se muito maior. À medida que a gigantesca montanha de água viajava por toda a extensão da Baía de Lituya, atingiu um pico de 524,2 metros perto da enseada Gilbert, depois destruiu tudo ao seu redor.
Quando a radiação é monocromática, a cor é pura ou espectral sendo caracterizada pelos nomes tradicionais das sete cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Além do sol, há outras fontes que geram luz como as lâmpadas, velas, etc. Os objetos que não possuem luz própria quando iluminados (a Lua, plantas e animais, cadeira, a mesa, etc.) refletem e absorvem luz. Os dois campos vibram em planos perpendiculares entre si formando ondas.
A principal fonte de luz na Terra é o Sol. Historicamente, outra fonte importante de luz para os humanos tem sido o fogo, desde as antigas fogueiras até as modernas lâmpadas de querosene. Com o desenvolvimento de luzes elétricas e sistemas de energia, a iluminação elétrica substituiu efetivamente a luz do fogo.
As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer.
Camada de ozônio (Ozonosfera) Camada de ozônio tem função de filtrar os raios ultravioletas e impedir sua passagem, com a finalidade de promover o equilíbrio ambiental e a saúde dos seres vivos no planeta.
O iodeto de potássio é um sal que é usado clinicamente para auxiliar no tratamento de radiação e também tem uso no campo da fotografia. É comumente conhecido como “pílula de iodo” ou “pílula anti-radiação”.