Diversos órgãos contribuem para mais de um sistema. O número de sistemas do corpo humano pode variar de acordo com a literatura escolhida. Neste contexto, serão abordados 11 sistemas: cardiovascular, digestivo, esquelético, muscular, nervoso, respiratório, urinário, endócrino, linfático, reprodutivo, e tegumentar.
Entre os principais sistemas do corpo humano, podemos citar o tegumentar, esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, nervoso e genital.
A disciplina de anatomia dos sistemas fundamenta o estudo detalhado dos sistemas orgânicos digestório, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino, genital feminino e endocrino. Compreender a estrutura geral dos sistemas do corpo humano e Integrar a Anatomia com outras ciências biológicas e médicas.
Estima-se que um homem adulto possua cerca de 80 órgãos (contando os pares). Mas a medida que a ciência avança, novas estruturas são descobertas. Por exemplo, em 2018 foi descoberto o interstício, que funciona como uma amortecedor para que os tecidos não se rompam.
Definição de Termo: Sistema. É um conjunto integrado de componentes regularmente inter-relacionados e interdependentes criados para realizar um objetivo definido, com relações definidas e mantidas entre seus componentes e cuja produção e operação como um todo é melhor que a simples soma de seus componentes.
O sistema nervoso é capaz de gerar todos os nossos comportamentos, desde a alimentação, comportamento sexual, sono e alerta, passando por situações de ataque e defesa e ajustes vegetativos relacionados à manutenção da pressão arterial, glicemia, hormônios sexuais, entre outras funções.
O sistema de sustentação, também chamado de sistema esquelético, é composto pelo esqueleto, constituído pelos ossos, cartilagens e tendões presentes no corpo de um organismo. Sua função principal é a proteção e a sustentação do corpo.
A única parte do seu corpo que não recebe sangue é a córnea, no olho. Ela capta oxigênio diretamente do ar. Por isso sentimos nossos olhos mais cansados quando estamos em ambientes mais poluídos.
O nosso corpo é dividido por três partes: cabeça, tronco e membros; Cabeça - é formada pelo crânio e pela face. Na face estão os olhos, nariz, boca e ouvidos.
Qual o maior osso do corpo? O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.
Tronco: É formado pelo pescoço, tórax e abdômen. Dentro do tórax encontramos os pulmões e o coração. No abdômen encontramos o estômago, fígado, intestino, rins, e bexiga.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.
Alguns dos principais conceitos aplicáveis a Teoria Geral de Sistemas são: Sistema: O sistema trata de um conjunto de elementos interconectados e interdependentes que trabalham juntos em busca de uma finalidade comum. Assim, os sistemas podem ser físicos, biológicos, sociais ou conceituais.