Assim, como a população, a comunidade pode ter vários atributos mensuráveis no campo: a) composição específica; b) diversidade (riqueza e equitabilidade); c) formas de crescimento; d) estrutura espacial (estratifica- ção, zonação); e) associações tróficas; f) dinâmica temporal (ciclos diurnos, sazonais e sucessionais).
Esse senso de comunidade é composto por quatro elementos, sintetizados por McMillan e Chavis em 1986, que são: símbolo, influência mútua, preenchimento de necessidades, e emoções compartilhadas.
Uma comunidade é formada por pessoas com afinidade entre si, sob a mesma influência cultural e histórica, e geograficamente convivendo no mesmo território. Pode variar de tamanho, seja pelo número de pessoas ou pelo espaço, de acordo com essas características.
Podemos definir o conceito de Comunidade, de maneira mais objetiva, como um agrupamento de pessoas que vive dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unido por interesses comuns e que participa das condições gerais de vida.
Na atualidade, os dicionários definem as comunidades como sendo grupos que unem indivíduos por características em comum. Essas características podem ser: nacionalidade, lugar de moradia, linguagem, religião, cultura, valores, hábitos, profissões e interesses compartilhados.
A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
Para entender o conceito de comunidades resulta importante sa- ber que podemos definir a comunidade como o conjunto de popula- ções que coexistem em determinadas combinações de condições ambientais com uma composição e uma estrutura.
Qual o elemento fundamental para a definição de uma comunidade?
Podemos chamar de comunidade um grupo pequeno ou grande de pessoas que comungam, ou seja, compartilham espaço, ideias e até mesmo cultura. Em geral, o termo é utilizado para referir-se às formas mais antigas ou mesmo menos institucionalizadas de agrupamento de pessoas que compartilham algo.
O conceito de comunidade por muito tempo ficou restrito à ideia de um grupo de pessoas que reside em uma mesma área geográfica, compartilhando um modo de vida e uma cultura – em geral vizinhos e familiares.
A estrutura de uma comunidade pode ser descrita por sua riqueza específica que é o número de espécies presentes, e pela diversidade específica que é uma medida da riqueza específica e da uniformidade das espécies (números relativos).
A estrutura de uma comunidade diz respeito aos padrões de com- posição, riqueza e abundância de espécies e das forças evolutivas que moldam estes padrões.
Quais são os pontos principais da vida em comunidade?
Por isso, um dos elementos fundamentais para viver em comunidade é respeitar o próximo e suas crenças, ouvir o que o outro tem a dizer com empatia e compartilhar conhecimentos de forma humilde, com a mente e o coração abertos.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
A palavra “comunidade” significa ter algo em comum. Mas a questão é saber o que nós temos em comum. Em concreto, temos uma tradição, temos direitos e deveres, compromissos e orientações.
A comunidade é formada por pessoas e são elas que dão vida e sentido a estes ambientes, desenvolvendo o fomento e fazendo as oportunidades emergirem conforme suas necessidades e anseios. É aqui que chegamos ao capital social da comunidade.
Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.
Descrever aspectos sociais das pessoas que residem próximo de você: qual a atividade profissional delas, quantos residem na casa, qual a religião delas. Assinalar as diferenças e as semelhanças sociais das pessoas que são seus vizinhos.
Desse modo, ele engloba uma maior diversidade de indivíduos que partilham alguns aspectos em comum, como uma cultura, um território e até mesmo um sistema de leis e valores. A comunidade, por outro lado, é um grupo menor de indivíduos, que apresentam relações mais próximas e partilham interesses e projetos.